Árvore nativa da Mata Atlântica é plantada na Gávea após moradores denunciarem corte ilegal; entenda

Segundo as denúncias, árvores estavam sendo cortadas para garantir a visibilidade de painéis publicitários na Avenida Padre Leonel Franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Árvore de babosa branca plantada na Gávea em 29 de abril de 2023 - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Nesta manhã deste sábado (29/04), uma árvore de babosa branca, nativa da Mata Atlântica, foi plantada na Avenida Padre Leonel Franca, na Gávea. O plantio, comandado pela Subprefeitura da Zona do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Parques e Jardins, foi realizado em frente a um grande painel de publicidade que, de acordo com denúncias, seria o motivo das plantas estarem sendo arrancadas do local.

No último dia 11/04, a Prefeitura recebeu a denúncia dos moradores sobre o suposto corte de árvores para garantir a visibilidade de painéis publicitários no canteiro central da referida via e imediatamente se mobilizou para encontrar os responsáveis. Imagens das câmeras do Centro de Operações Rio foram coletadas e entregues pelo subprefeito local, Flávio Valle, à 14ª DP juntamente com a queixa de crime ambiental.

Segundo a Subprefeitura, essa não é a primeira vez que há o recebimento desse tipo de denúncia. No início do ano, um caso semelhante aconteceu na Praça Antero de Quental, no Leblon. No local, houve o plantio de um ipê amarelo, também nativo da Mata Atlântica.

Vale ressaltar que, além do plantio da árvore e da apresentação da queixa-crime, a Subprefeitura também oficiou o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado do Rio de Janeiro, que representa as empresas de publicidade outdoor, sobre as denúncias recebidas, solicitando esclarecimentos, mas, até o momento, não obteve retorno.

Advertisement

”Fizemos o plantio simbólico desta árvore de babosa branca e, posteriormente, vamos recuperar todo o canteiro degradado junto à Fundação Parques e Jardins. Também vamos instalar novas câmeras de segurança para que outros crimes ambientais não voltem a acontecer no local. A mensagem que queremos passar é que as árvores são prioridade para a nossa cidade”, explicou Flávio Valle

”Em prol da visibilidade, estão tirando árvores em vários locais. É uma agressão ao meio ambiente, um desrespeito com a cidade e os cidadãos. Continuaremos atentos, fiscalizando e denunciando o vandalismo”, complementa, por sua vez, Luiza Carneiro, vice-presidente da Associação de Moradores da Gávea, que também participou da ação.

A babosa branca é uma árvore de grande porte que possui grande beleza, podendo ser encontrada em diversas regiões do país, um de seus principais atrativos são suas flores brancas, que florescem em abundância durante diferentes meses do ano, garantindo uma excelente qualidade visual.

As duas novas câmeras de segurança que serão instaladas na região nos próximos dias também serão fixas, mas desta vez serão instaladas mais baixas para garantir melhor visualização.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Árvore nativa da Mata Atlântica é plantada na Gávea após moradores denunciarem corte ilegal; entenda
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Removem árvores de anos para plantarem uma muda… grande ação de reparação hein.

    Por que não tem multa milionária contra a agência de publicidade envolvida no crime ambiental além também de punir os executores???

    Aliás, tem que passar a exigir de prestadores de serviços que passem a ter maior cuidado na execução dos serviços. Fica muito fácil alegar que cumpriram ordens e não receber punição. Se é sabido quero-te de árvores apenas pode ocorrer com autorização então precisa a pessoa contratada exigir do Contratante documento autorizando…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui