As árvores mais antigas do Rio de Janeiro

De vasta flora, o Rio de Janeiro tem muitas espécies de árvores. Algumas entraram para a história. Um desses casos é a Árvore do Imperador, que tem dois dos exemplares mais antigos do mundo em nosso estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Fundação Parques e Jardins

De vasta flora, o Rio de Janeiro tem muitas espécies de árvores. Algumas entraram para a história. Um desses casos é a Árvore do Imperador, que tem dois dos exemplares mais antigos do mundo em nosso estado.

No Campo do Santana, é possível ver uma Árvore do Imperador (Chrysophyllum imperiale) que tem cerca de 150 anos de idade. Não é por acaso que recebeu este nome: era muito apreciada pelo imperador D. Pedro I e também por seu filho, D. Pedro II.

48fdd51d 5d5c 4337 bb46 67a539f483ad 765x1024 1 As árvores mais antigas do Rio de Janeiro
Àrvore do Imperador no Campo de Santana (Foto: Divulgação Fundação Parques e Jardins)

Este exemplar, presente no Campo de Santana, recentemente passou por um tratamento especial, como mostramos aqui no DIÁRIO DO RIO. Trata-se de uma espécie da região de Mata Atlântica, de grande porte, madeira dura e frutos saborosos. A espécie está na chamada Lista Vermelha de árvores ameaçadas de extinção. 

Alguns relatos históricos dizem que por ser conhecida como árvore do imperador, com o advento da República, ela tenha sido deliberadamente destruída pelos republicanos que não queriam nada que fizesse alusão ao Império. Outro fato que com certeza ajudou a torná-la rara é que por ter uma madeira dura, bem densa, produzia um ótimo carvão, ou seja, foi muito derrubada para essa finalidade. Soma-se a isso o fato de essa árvore ter uma germinação muito difícil.

Advertisement

Segundo o historiador Maurício Ferreira, diretor do Museu Imperial, ele nunca ouviu nem leu relatos oficiais sobre essa versão de que os republicanos teriam mandado acabar propositalmente com a árvore do imperador, mas não se surpreende com a possibilidade dessa hipótese: “Não sei e não posso afirmar se houve de fato essa vontade de acabar com a árvore do imperador. O que posso afirmar é que houve sim uma disposição da República em acabar com a memória imperial. Só em Petrópolis, por exemplo, em menos de 20 dias de República, todos os logradouros públicos que faziam alusão a nomes da Monarquia foram trocados. Isso de fato aconteceu: sim, a República se empenhou de forma muito intensa em acabar com toda e qualquer referência à memória do Império. Agora, se esse empenho, se esse esforço se estendeu também aos assuntos ligados à Botânica, não sei dizer.”

5948302 As árvores mais antigas do Rio de Janeiro
Armando Stilhano; Benjamim Matheus (funcionário do Campo de Santana) e Aurélio Rocha (gestor de Revitalização do Campo de Santana)

Há poucos exemplares desta árvore no Brasil e no mundo e em todo o estado do Rio de Janeiro, a mais antiga, com idade estimada em 300 anos, foi localizada em Cachoeiras de Macacu.

Em meio as árvores centenárias dessa espécie, há uma “criança” para conhecer “subindo a Serra até o Museu Imperial de Petrópolis existe um exemplar ainda jovem, plantado em 2013”, detalha o site Biovert.

Fora do Brasil, a Árvore do Imperador pode ser vista em Sydney, na Austrália, onde é chamada de Royal Tree. A espécie chegou lá após ser enviada, de presente, por Dom Pedro. Ele fez o mesmo para outros jardins botânicos mundo a fora.

Para o botânico Marcus Nadruz, do Jardim Botânico do Rio, a raridade da árvore do imperador se explica por sua singular característica, mesmo.

“Há um número muito, muito pequeno de indivíduos dessa espécie conhecidos no Brasil. É  uma árvore rara, mesmo. Tanto que se encontra na Lista Vermelha de espécies ameaçadas. Mas, o que sabemos é que sua madeira era muito apreciada. Além disso, ela é uma árvore difícil de dar sementes”, explica.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp As árvores mais antigas do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui