Fundada em 1984 pelo Frei Carmelo Cox, de origem holandesa, a Associação Beneficente São Martinho, com seu trabalho social dedicado à juventude em situação de vulnerabilidade, receberá uma Moção de Reconhecimento pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A homenagem é fruto da iniciativa do presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado, em reconhecimento à trajetória de impacto positivo da instituição, que ao longo de seus 40 anos de atuação já transformou as vidas de mais de 800.000 jovens e seus familiares, especialmente nas regiões do Centro do Rio e do bairro de Vicente de Carvalho, na Zona Norte.
A Província Carmelitana Fluminense, à qual a associação está vinculada, tem uma história de contribuição filantrópica que remonta ao século XVIII, quando iniciou sua atuação no Brasil, levando o carisma e as obras de caridade dos Carmelitas para o país. Ao longo dos anos, a Rede de Assistência Carmelitana tem se dedicado à construção de um futuro melhor para os jovens em situação de rua, oferecendo não apenas suporte material, mas também o fortalecimento de valores e a inclusão social.
Na última segunda-feira (11/11), data em que a Igreja celebra a memória litúrgica de São Martinho de Tours, padroeiro da associação, foi celebrada uma Santa Missa na sede da instituição, na Rua Riachuelo. A cerimônia foi presidida pelo Reitor dos Carmelitas, Frei Adaílson Quintino, com a concelebração de Frei Janicio Dias. O evento contou com a presença de autoridades como o Deputado Reimond, representantes de instituições voltadas para a infância e juventude, além de doadores e parceiros da associação.
Após a Missa, foi realizada uma apresentação teatral e musical, protagonizada por jovens que passaram pela associação e agora continuam sua jornada como cidadãos transformados. Durante o evento, também foram anunciados os novos membros do Conselho Consultivo da instituição: Elmair Neto, Regina Moreira e Thiago Pereira.
A Associação Beneficente São Martinho realiza um trabalho social fundamental, apoiado por doações individuais e patrocínios de empresas parceiras. A mobilização da sociedade civil é essencial para garantir a continuidade e expansão de suas atividades, que envolvem o reforço educacional, a inclusão social, o apoio cultural, esportivo e familiar, além de oferecer vivências espirituais e atividades voluntárias. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento integral e a proteção dos direitos das crianças e dos jovens mais vulneráveis.
A associação atende diariamente às necessidades dos jovens em situação de risco e suas atividades podem ser acompanhadas pelo portal oficial saomartinho.org.br, onde os doadores podem contribuir de forma livre e espontânea para a continuidade desta importante missão social.