Associação cultural, em Sulacap, promove festival em homenagem aos povos originários da região

Evento celebra manifestações diversas sob perspectivas sociais, ambientais, culturais e artísticas, no sábado (20/07), das 14h às 23h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Escambo Cultural Anama Sapopemba
Escambo Cultural divulga cartaz da 2ª edição Anama Sapopemba. Reprodução: Divulgação.

No próximo sábado (20/07), a Associação Escambo Cultural, localizada em Jardim Sulacap, Zona Oeste do Rio de Janeiro, realizará a 2ª edição do Festival Anama Sapopemba, com o tema ‘Vibrações de um Futuro Ancestral’. O evento ocorrerá das 14h às 23h, na sede da instituição. Desde sua fundação, o local tem sido um polo de cultura na região, promovendo eventos, oficinas, palestras e encontros.

O evento teve sua primeira edição em 2023, criado para celebrar os 10 anos de atuação e resistência da Escambo Cultural. O nome escolhido para o festival carrega um significado simbólico: “Anama” significa “família” e “Sapopemba” é uma homenagem aos povos originários da Aldeia Sapopemba, situada na área que hoje abriga o bairro Jardim Sulacap. Essa escolha reflete o propósito do ponto cultural de unir as raízes culturais e celebrar a conexão entre as pessoas e a história do local.

Neste segundo ano do festival, a partir do conceito de “Futuro Ancestral” desenvolvido por Ailton Krenak, em que são questionadas as definições pré-estabelecidas do mundo moderno, argumentando sobre o resgate sustentável do passado, a comemoração traz manifestações diversas, pensadas através de uma perspectiva social, ambiental, cultural e artística.

IMG 4872 e1691159010755 768x512 1 Associação cultural, em Sulacap, promove festival em homenagem aos povos originários da região
Samba do Miudinho em apresentação na 1º edição do festival. Reprodução: Divulgação.

A programação da 2ª edição inclui diversos atrativos para todos os públicos. Entre os destaques, estão três expositoras indígenas, Tereza Arapium, Ana Maria Kariri e Júlia Xavante. Além disso, o evento apresentará ritos e danças ancestrais com indígenas da Aldeia Marakanã, além de performances do grupo de samba Miudinho, do Trio Panela de Pressão e da DJ Alinne Brandão nos intervalos.

A celebração contará também com expositores de artesanato e oficinas para crianças, jovens e adultos. Um ponto relevante do festival será a mesa redonda “Conversas sobre memória indígena e turismo decolonial” do Projeto Kari Oka, com a presença de Tereza Arapium e Ana Kariri às 15h.

Os ingressos para o Festival Anama Sapopemba já estão disponíveis por R$ 20 e podem ser adquiridos através deste link. O Escambo Cultural fica na Avenida Albérico Diniz 1657, em Jardim Sulacap.

Programação

14h – Abertura da casa

15h às 16h – Roda de conversa “Diálogos sobre memória indígena e turismo decolonial” do Projeto Kari Oka com a presença de Tereza Arapium e Ana Kariri

Oficinas

15h às 16h – Oficina Bilboquê (crianças)

16h às 17h – Oficina Barangandão (crianças)

16h às 18h – Oficina de Pinturas Ancestrais da Etnia Kariri da Paraíba (jovens/adultos)

18h às 20h – Oficina de Grafismo (Jovens/adultos) // Oficina miçanga (crianças) 

20h às 20h30- Oficina de Peteca (crianças)

20h45 às 21h45 – Oficina Kabuletê (crianças)

Apresentações 

17h às 18h – Ritos e danças ancestrais com indígenas da Aldeia Marakanã

18h30 às 21h30 – Samba Miudinho 

22h às 23h – Trio Panela de Pressão

DJ Alinne Brandão nos intervalos

23h – Encerramento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Associação cultural, em Sulacap, promove festival em homenagem aos povos originários da região
lapa dos mercadores 2024 Associação cultural, em Sulacap, promove festival em homenagem aos povos originários da região

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui