Associação dos Cavaleiros da Ordem de Malta do Rio elege novo presidente

Com mais de 900 anos de existência, a Ordem possui 3.500 membros, 80.000 voluntários, e 42.000 profissionais de saúde associados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem ilustrativa / Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Associação dos Cavaleiros da Ordem de Malta do Rio de Janeiro conta com um novo presidente, a partir desta segunda-feira (3): Marcus Venicius Romariz Inácio, que comandará a instituição, de 2023 a 2025, com a promessa de ampliação do trabalho social realizado pela Ordem no Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No Rio, a comunidade Sítio Pai João, no Itanhangá, é um dos locais atendidos pelos Cavaleiros e Damas da Ordem de Malta. Na comunidade funciona o importante Ambulatório São João Batista.

Desde a eclosão da pandemia, integrantes da Ordem de Malta atuam no bairro distribuindo diariamente 1.000 pães e 100 refeições, além de cestas básicas, brinquedos e materiais esportivos destinados às crianças. No Ambulatório São João Batista são oferecidos consultas ginecológicas e exames preventivos, serviços prestados do Dr. Silvio Silva Fernandes e equipe; além de cirurgias plásticas reparadoras, que são realizadas, há mais de 15 anos, pelo Cavaleiro Hospitalário e Cirugião Plástico Rômulo de Melo Mêne

Emocionado, o presidente Marcus Inácio, ressaltou que o imperativo da sua gestão será aumentar o número de pessoas atendidas pelo amparo da instituição, que atua no mundo a mais de 900 anos.

“Me sinto honrado e feliz pela missão. Vou dar o meu melhor e para a continuação e perpetuação de um legado de dura mais de 900 anos. Vamos expandir ainda mais nossa atuação e trazer um pouco de alento e dignidade a um número maior de necessitados, e esperamos impactar mais pessoas à prática da caridade inerente à vida cristã, tão escassa e necessária nos tempos atuais,” disse o novo presidente da Associação, que fechou uma parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, para pôr em prática o projeto de Treinamento de Mulheres Arrimo de Familia, voltado para a profissionalização de mulheres de 16 a 30 anos, com o intuito de inseri-las no mercado de trabalho.

Advertisement

Com mais de 900 anos de existência, a Ordem de Malta é a mais antiga do mundo, possuindo relações diplomáticas com mais de 70 países. Sua estrutura é similar a de estados da União, sendo que é reconhecida de forma semelhante a um Estado Soberano. Atualmente, a Ordem que é uma Organização Internacional Católica, reconhecida como entidade de direito internacional privado, conta com 13.500 membros, 80.000 voluntários, e 42.000 profissionais de saúde associados, entre os quais estão médicos, enfermeiros, auxiliares e paramédicos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Associação dos Cavaleiros da Ordem de Malta do Rio elege novo presidente
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui