O aterro sanitário de Teresópolis, na Região Serrana, foi atingido por um incêndio no fim da madrugada desta segunda-feira (26/06). O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h da manhã para o local. Após isso, uma forte fumaça atingiu a cidade. A prefeitura emitiu uma nota confirmando o incêndio no aterro sanitário do bairro Fischer e afirmou que tudo indica que tenha sido criminoso. O lixão fica às margens da BR-116.
De acordo com os moradores, é difícil circular pelo município, pois é difícil enxergar e respirar no meio da fumaça. Segundo a prefeitura, 35 escolas e 18 creches foram fechadas por causa da fumaça. Todas as unidades de saúde estão funcionando.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, em alguns locais, a fumaça já se dissipou e tudo deve se normalizar em algumas horas com a elevação da temperatura.
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis recomenda o uso de máscara para pacientes portadores de doenças respiratórias como asma ou bronquite, até que a fumaça se dissipe totalmente. Em caso de complicações respiratórias, a recomendação é procurar a UPA, o SPA de Bonsucesso ou o pronto-atendimento de saúde Eitel Abdallah.
A Prefeitura de Teresópolis afirmou que as investigações já começaram e que as causas e os responsáveis serão apurados.