Os atletas da Vila Olímpica da Mangueira subiram ao pódio quatro vezes durante o Campeonato Estadual Rio Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, realizado no último fim de semana (22 e 23 de março), no Complexo Esportivo Aída dos Santos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Ao todo, a equipe conquistou uma medalha de prata e três bronzes.
O destaque foi Luis Felipe Moreira, que conquistou dois pódios nas provas individuais: foi vice-campeão nos 400 metros e terceiro colocado nos 200 metros. A equipe da Mangueira também conquistou bronze nos revezamentos 4×100 metros e 4×400 metros.
“A Vila Olímpica da Mangueira é uma referência e a equipe de atletismo é muito boa. Grandes atletas já surgiram lá, como Gabriel Constantino, que participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ver a nova geração tendo destaque nas competições é um orgulho imenso”, afirmou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.
A professora Iracema Rosa Gonzaga, que acompanha de perto o trabalho dos jovens, celebrou os resultados. “É uma vivência maravilhosa. Muito gratificante saber que o trabalho feito na Vila vem dando certo. Nossa equipe era toda de uma categoria abaixo nessa competição, pois eles são sub-18, e mesmo assim foram muito bem”, afirmou. “Às vezes eles sentem cansaço, sentem dores, mas quando entram na pista dão o melhor e o resultado vem.”
Iracema conhece bem essa trajetória: começou na Vila Olímpica da Mangueira aos 14 anos, conquistou bolsa na faculdade graças ao atletismo, foi estagiária e hoje é professora no projeto, onde dá aulas às terças e quintas, incentivando a nova geração de atletas.
A equipe segue em ritmo intenso de treinos, de olho nas próximas competições. No início de abril, os atletas participarão de um festival com provas de velocidade, salto, arremesso e lançamento.