Através de simulação, Santos Dumont visita as Unidades de Controle Aéreo Brasileiras

Força Aérea Brasileira celebra 150 anos de Santos Dumont com vídeo que simula visita do Pai da Aviação às unidades

Foto: Divulgação

No dia 20 de junho, Santos Dumont, o brasileiro internacionalmente conhecido por inventar o avião, completaria 150 anos. Em comemoração ao aniversário do Pai da Aviação, a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou o curta-metragem “Uma viagem inesperada”, que simula uma visita do inventor às instalações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organização responsável pelo gerenciamento do tráfego de aeronaves, civis e militares, em todo o país.

O vídeo começa com o inusitado pouso de Dumont, com o seu 14 bis, em 2023, no aeroporto que leva o seu nome, no Rio de Janeiro. Em seguida, ele se dirige ao complexo de unidades da FAB que fica ao lado do aeródromo. No local, estão as órganizações do DECEA, responsáveis por todos os serviços relacionados à aviação brasileira, desde o planejamento das rotas aéreas, passando pelos serviços de cartografia e meteorologia aeronáutica, até o controle das aeronaves em voo e nos procedimentos de pousos e decolagens.

Após conhecer as avançadas instalações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), Dumont se despede do Rio de Janeiro e dos tempos atuais em uma aeronave da FAB, o moderno Legacy 500, do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A unidade é responsável pela inspeção dos equipamentos de navegação aérea em todos os aeroportos do Brasil.

Antes de partir, uma das mais importantes figuras históricas do país se emociona ao pensar nas nobres funções de sua invenção, o avião, como a conexão entre pessoas de diferentes partes do mundo, o transporte de órgãos para transplante, o serviço de busca e salvamento e os atendimentos a comunidades remotas em todo o território nacional, realizados pela FAB.

O vídeo está disponível no site do DECEA e para download por meio deste link. O curta é apenas uma das ações em comemoração ao aniversário de Santos Dumont, que se estenderão ao longo de todo o mês de julho, incluindo apresentações da Esquadrilha da Fumaça e inauguração de sala histórica na Casa de Santos Dumont, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Serviço:
Curta-metragem: Uma Viagem Inesperada
Produção: Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui