Atriz é vítima de transfobia depois de usar o banheiro feminino em bar do Flamengo

Vítima teria sido abordada e hostilizada por dois homens. Os seguranças do Belmonte, do Flamengo, agiram rápido e evitaram que Galba Gogoia fosse fisicamente agredida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Boteco Belmonte no Flamengo / Rede Social

A atriz e roteirista Galba Gogoia, de 29 anos, quase foi vítima de agressão física por volta das 18h de sábado (10), no Boteco Belmonte do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Galba, que é mulher trans, teria sido abordada por dois homens por ter usado o banheiro feminino da casa, cujos seguranças impediram que a artista fosse fisicamente agredida.

Galba Gogoia relatou que antes esteve em um bloco de Carnaval, no Aterro do Flamengo, juntamente com dois amigos. Como se sentiu desconfortável, tomou a decisão de ir para o Belmonte, onde depois de três horas desconfiou da atitude de homens que estavam em pé nas proximidades da sua mesa.

Segundo Galba, um dos homens teria dito que ela tomasse vergonha na cara por usar o banheiro feminino: “’Vi que você usou o banheiro feminino. Tome vergonha na cara. Você é homem’. Ao rebater que todos os meus documentos eram femininos e que ele tinha que reclamar com a justiça brasileira, ele veio para cima me xingando”, contou a roteirista ao jornal O Globo, acrescentando que ao verem a confusão, os seguranças do bar logo agiram: “Fiquei com medo porque ele era bem forte. Os clientes de uma mesa ao lado se levantaram para me defender e chamaram a polícia. A segurança do bar viu a confusão e interveio”. A vítima acrescentou ainda que havia usado o banheiro feminino uma hora antes do incidente: “Ele quase chegou a nos bater. Se os seguranças não tivessem o segurado e feito uma barreira em volta da nossa mesa antes da chegada da polícia, eu não sei o que poderia ter acontecido”, lamentou a artista.

Os funcionários da unidade comercial relataram ao veículo que os homens teriam se apresentado como policiais quando souberam que a Polícia havia sido chamada. Eles, no entanto, fugiram antes da chegada dos agentes.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Depois da confusão, Galba Gogoia disse temer pela sua segurança. Recentemente, a cidade registrou casos graves de transfobia.

Policiais da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que estiveram no local, registraram o caso e ouviram testemunhas, além de terem pedido imagens de câmeras de segurança do Belmonte. A investigação está em andamento.

Informações: O Globo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Atriz é vítima de transfobia depois de usar o banheiro feminino em bar do Flamengo

Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. E quem protege as mulheres de possíveis homens travestidos de mulher que se aproveitam para usarem o banheiro feminino? Sou contra que usem o banheiro feminino. E isso não é transfobia é segurança para as mulheres.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui