Atuação ativa do Disque Denúncia ajuda a reduzir criminalidade em Angra dos Reis

Desde maio de 2018, quando o programa firmou parceria com a Prefeitura local, número de denúncias em Angra mais que triplicou

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Apreensão de drogas em Angra dos Reis - Foto: Reprodução

Importante serviço destinado à população no combate à violência, o Disque Denúncia tem sido bastante elogiado por seu trabalho desenvolvido na cidade de Angra dos Reis, localizada no Sul do estado do Rio de Janeiro e pertencente à região turística conhecida como Costa Verde.

Desde maio de 2018, quando foi firmada uma parceria entre o programa e a Prefeitura de Angra, administrada por Fernando Jordão (MDB), o número de denúncias aumentou consideravelmente em relação aos anos anteriores e vem subindo cada vez mais, ajudando a reduzir a criminalidade no município. No referido ano, foram 937, contra 334 em 2017 e 209 em 2016. Já em 2019, o número foi ampliado para 1.194, enquanto que, em 2020, até o dia 20/11, a quantidade chegava a 1.337.

Já em relação ao último relatório mensal divulgado, referente a outubro deste ano, o número de queixas recebidas pelo Disque Denúncia em Angra dos Reis foi de 96. Entre os assuntos causadores dos relatos estão, por exemplo, tráfico de drogas (46); maus tratos contra animais (11); extração irregular de árvores (4); poluição das águas (3); e ameaças (3). Vale ressaltar também que os bairros que tiveram mais denúncias foram: Morro da Glória, Morro do Carmo, Ilha Grande, Centro Japuíba, Mambucaba, Jacuecanga, Campo Belo, Bracuí, Frade, Verolme e Vila Nova. Sobre apreensões, foram 64 pessoas presas e 12 autuadas.

Coordenador do Disque Denúncia no RJ, Zeca Borges destaca o trabalho em equipe realizado na cidade entre todas as esferas, desde a Prefeitura até a população: ”A Prefeitura local deu muita força ao nosso trabalho. Há um extremo comprometimento entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a administração pública como um todo, assim como a imprensa. Isso é essencial. Além disso, o papel da população também é de suma importância. Eles abraçaram a causa. Denúncia anônima é uma ‘bala perdida’ para o criminoso. Ele não sabe de onde veio.”

Advertisement

Em Angra dos Reis, é possível acionar a instituição pelo telefone 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou pelo aplicativo ”Disque Denúncia RJ”. Vale lembrar que o anonimato é garantido ao denunciante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Atuação ativa do Disque Denúncia ajuda a reduzir criminalidade em Angra dos Reis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui