Auge do verão no Rio tem temperaturas mais baixas que nas Ilhas Falkland

Temperatura neste fim de semana está mais alta nas ilhas do extremo sul do Atlântico do que na capital fluminense

Ilhas Falkland (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O clima frio que tomou conta do Rio nos últimos dias tem surpreendido cariocas e turistas nesta época do ano. Em meados de janeiro, no auge do verão, as temperaturas registradas costumam ser bem altas. O tempo está tão estranho que fez mais frio na Cidade Maravilhosa que na Ilhas Falkland, no sul da Argentina.

Segundo o Metsul, a temperatura máxima observada neste sábado (07/01), no Rio, foi de 21,5ºC, menor que a registrada no aeroporto de Mount Pleasant, nas Ilhas Falkland, no extremo Sul do Atlântico, onde os termômetros indicaram uma máxima de 26,0ºC no sábado.

De acordo com as médias históricas de temperatura, a máxima média do mês de janeiro na Capital Fluminense é de 31,5ºC, mas tem ficado quase 10ºC abaixo da climatologia histórica nestes dias.

A máxima de 21,5ºC no sábado na cidade do Rio de Janeiro foi a segunda menor entre todas as capitais do Brasil. Ficou somente atrás da cidade de São Paulo, onde na estação oficial do Mirante de Santana, a máxima do dia foi de somente 19,3ºC.

O Metsul informou que a razão para a “troca de temperaturas” entre as regiões, está em um padrão de onda longa na atmosfera junto à América do Sul. No início do ano, uma massa de ar frio alcançou o Sul do Brasil com geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A onda com o ar frio avançou até o Sudeste e está sobre o oceano com um centro de alta pressão, levando umidade e temperatura baixa para o Rio de Janeiro.

Com a onda subindo até mais ao Norte na costa brasileira, opera-se o inverso no interior do continente com ar mais quente avançando para o Sul até o extremo Sul da Argentina, onde as máximas na Patagônia na sexta e no sábado ficaram entre 41ºC e 43ºC em algumas estações. O bolsão de ar quente, então, se estendeu para Leste e alcançou as Ilhas Malvinas.

A temperatura sobe um pouco mais neste domingo na cidade do Rio de Janeiro à medida que o ar frio enfraquece, mas segue muito abaixo do que é normal para esta época do ano. Espera-se que até quarta-feira o tempo permaneça muito instável na capital fluminense com abundante nebulosidade e chuva em vários momentos, o que manterá a temperatura abaixo da média desta época do ano.

Os dados dos modelos meteorológicos, contudo, apontam para uma mudança de tempo na terceira semana de janeiro (14 a 21/1). A previsão indica muitos dias ensolarados acompanhado de nuvens com tardes muito mais quentes e o tradicional verão carioca de máximas elevadas.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui