Aulas da rede estadual serão realizadas através do app ‘Applique-se’

A atualização do Applique-se se faz necessária, porque até então a plataforma estava preparada apenas para aulas gravadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Os 730 mil alunos da rede estadual do Rio de Janeiro passam a assistir a aulas ao vivo pelo aplicativo Applique-se a partir desta quinta-feira (13/05). É preciso atualizar o aplicativo para conseguir acompanhar as aulas online. A proposta é que, ao longo do primeiro mês de uso, a plataforma possa abarcar até 800 mil usuários em tempo real por dia, com uma rotina escolar virtual, como se docentes e estudantes estivessem presentes em sala.

Já é possível atualizar o aplicativo na loja virtual (Android) e, segundo a secretaria de Educação, em breve, será disponibilizado no sistema iOS (iPhone).

O início do ano letivo de 2021 foi dedicado à revisão dos conteúdos de 2020, primeiro ano da pandemia. A partir desta quinta, os alunos passam a aprender os temas da série em que estão matriculados e podem buscar os livros didáticos nas escolas, por meio de agendamento direto com a direção da unidade. 

A partir de hoje, a gente entra na chamada aula síncrona, aula ao vivo, com a interação entre alunos e professores para toda a rede. Os alunos que não tem dispositivo continuaram com material impresso. Em várias cidades, já estamos há algumas semanas funcionando no modelo híbrido, com parte dos alunos no presencial e parte dos alunos no remoto, com os protocolos sanitários, com a segurança adequada“, disse o secretário estadual de educação, Comte Bittencourt.

A atualização do Applique-se se faz necessária, porque até então a plataforma estava preparada apenas para aulas gravadas. Se não baixar o aplicativo, o aluno não vai conseguir assistir às aulas.

O app também oferecerá a função de Sistema de Tarefas, no modelo já empregado pelos professores dentro do Google Classroom, que disponibilizará uma aba para exercícios e avaliações. Vídeos gravados pelos professores, obras audiovisuais, textos e links para sites poderão ser adicionados aos conteúdos das atividades pedagógicas. A navegação no celular segue gratuita para o usuário. 

As aulas vão acontecer num sistema de grade, como se eles estivessem na escola. Por exemplo, primeiro com aulas de matemática, depois o tempo de português e assim, sucessivamente. As aulas vão ser sequenciais, com intervalos pequenos entre elas.

Nesta semana, 207 escolas estaduais de 12 municípios fluminenses estão com aulas no ensino híbrido (presencial e remoto). São eles: São Gonçalo, Niterói, Araruama, Barra Mansa, Itaboraí, Macaé, Pinheiral, Porto Real, Quissamã, Rio Bonito, Saquarema e Volta Redonda. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aulas da rede estadual serão realizadas através do app 'Applique-se'

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui