Aumento alarmante da violência contra mulheres no RJ é revelado em relatório

O estado viu um aumento impressionante de mais de 95% nos casos de violência contra mulheres entre 2020 e 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, a divulgação do relatório ‘Elas Vivem: liberdade de ser e viver‘, da Rede de Observatórios da Segurança, trouxe à tona dados alarmantes sobre a violência contra mulheres em todo o Brasil. Entre os estados monitorados pela iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), o Rio de Janeiro se destaca com números preocupantes.

De acordo com o relatório, o estado viu um aumento impressionante de mais de 95% nos casos de violência contra mulheres entre 2020 e 2023. Esse aumento não se limitou apenas aos casos gerais, mas também incluiu um crescimento de 134% nos registros de estupro durante o mesmo período.

O Rio de Janeiro, infelizmente, se tornou líder em uma estatística sombria: o maior número de mulheres mortas por arma de fogo, chegando a 30 casos em 2023. Esse dado contrasta com outros estados onde crimes similares foram cometidos predominantemente com armas brancas. Além disso, o relatório revelou que o Rio é o estado com o maior registro de feminicídios praticados por agentes de segurança do Estado, totalizando 4 casos.

A capital fluminense concentrou a maior parte desses incidentes, com 206 vítimas de violência e 35 feminicídios só em 2023. Além disso, o relatório destacou que um em cada seis vítimas de violência tinha entre 18 e 29 anos, ressaltando o impacto desproporcional sobre as jovens.

Advertisement

O relatório ‘Elas Vivem’ não apenas apresenta números, mas também lança um apelo urgente por mudanças reais e efetivas na luta contra a violência contra as mulheres.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aumento alarmante da violência contra mulheres no RJ é revelado em relatório
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Nas últimas décadas todo o tipo de crime aumentou absurdamente, mas toda a energia da imprensa parece ser falar da violência contra grupos específicos. Teve uma matéria absurda um dia desses no Estadão, onde o chamativo título da matéria falava do aumento da violência no Brasil. Mas, ao ler a matéria, o articulista só fala de violência contra mulheres e gays. Como se milhões de outros brasileiros não fossem massacrados diariamente pelo medo causado por bandidos de todo tipo, destruindo qualquer possibilidade das pessoas andarem tranquilamente nas ruas, ou mesmo dentro de suas casas.

    Esses indivíduos pregam uma virtude altíssima, mas na verdade são psicopatas sofisticados, que selecionam uma bandeira e o resto que se dane.

  2. Tem aumento de vários crimes, não apenas violência contra a mulher. Exemplo estelionato e outros golpes mais de 300%
    Mas enquanto isso, o governo que está aí defende o desarmamento da população (resolveu a violência?). Também é contra o aumento das penas e o fim das saidinhas antecipadas de criminosos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui