Aumento do nível do mar pode ameaçar 4 municípios do RJ

Os municípios das regiões metropolitana, dos lagos e norte fluminense podem ser seriamente afetadas por essa elevação do mar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ilha do Governador - Foto: Prefeitura do Rio

Segundo dados divulgados pela NASA, os oceanos do planeta estão enfrentando um aumento alarmante em seu nível, o que pode ter consequências devastadoras para diversas regiões costeiras ao redor do mundo. Entre os anos de 1993 e 2023, o aumento médio anual foi de 0,3 centímetros. No entanto, nos últimos dez anos, esse ritmo acelerou significativamente, atingindo 0,42 centímetros por ano.

O aumento acelerado do nível do mar está colocando em risco diversas comunidades costeiras, incluindo os municípios fluminenses no Brasil. De acordo com um relatório da Climate Central, os bairros da Ilha do Governador, no município do Rio, e o bairro Campos Elísios, em Duque de Caxias, estão entre as áreas que podem ser seriamente afetadas por essa elevação do mar. Além disso, outras cidades como Campos dos Goytacazes e Cabo Frio também enfrentam a possibilidade de grandes inundações e danos permanentes.

O aumento do nível do mar é impulsionado principalmente pelo aquecimento global, que está causando o derretimento acelerado das geleiras na Groenlândia e na Antártica, além da poluição atmosférica. Com projeções de um aquecimento de até 3 graus Celsius, a situação torna-se ainda mais preocupante. Segundo especialistas, um aquecimento nessa escala poderia resultar na elevação da linha da maré alta sobre áreas atualmente habitadas por cerca de 10% da população global, o que representa mais de 800 milhões de pessoas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aumento do nível do mar pode ameaçar 4 municípios do RJ
Advertisement

15 COMENTÁRIOS

  1. De novo???? Hahahahahahaha, o mundo ia acabar inundado em 1990!!!!! Já marcaram a nova data??? E a camada de ozônio????? Hahahahahaha, é muito safado ganhando dinheiro com alarmismo falso!

  2. Não sei se o restante da matéria exibida é verdadeira,mas a matéria sobre Atafona em Campos dos Goytacazes é verdadeira .
    Eu estive lá e realmente a cidade está sendo inundada pela água.
    Existem casas abandonadas lá pq os moradores já foram embora por causa do nível da água.

  3. O pessoal que não acredita fazem parte do famoso: “Só acredito vendo”. Agora, o pessoal que mora em Campos sabe que tem uma cidade lá que está sendo consumida pelo mar a cada ano que passa…

  4. KKKKKKKKK…Cheio de cientistas comentando…Sugiro, já que não acreditam, que invistam suas economias em terrenos e casas a beira mar em Atafona…esses imóveis estão baratinhos e serão ótimos investimentos para pessoas espertas como vocês!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui