Aumento nos roubos e furtos de veículos preocupa o Rio de Janeiro

No período analisado, o ápice dos roubos ocorreu em novembro de 2022, seguido por uma queda significativa em janeiro e fevereiro de 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Avenida Brasil / Imagem meramente ilustrativa / Foto: Clarice Castro (Divulgação)

Uma análise realizada pelo Instituto Rio21, com base nos dados fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), revelou um preocupante aumento nos casos de roubos e furtos de veículos na cidade do Rio de Janeiro, no período compreendido entre janeiro de 2022 e março de 2023.

Ao longo dos meses analisados, poucos foram os meses que tiveram queda no número de ocorrências. O ápice dos roubos ocorreu em novembro de 2022, seguido por uma queda significativa em janeiro e fevereiro de 2023. No entanto, mesmo com essa diminuição temporária, março deste ano já apresentou um número alarmante de casos.

image 15 Aumento nos roubos e furtos de veículos preocupa o Rio de Janeiro

Infelizmente, a recuperação de veículos se manteve em níveis mais baixos de forma geral, provavelmente devido à complexidade das operações. A taxa mensal de recuperação em relação ao número de roubos/furtos apresentou variações consideráveis ao longo do período analisado, mas não chegou a 50%:

image 16 Aumento nos roubos e furtos de veículos preocupa o Rio de Janeiro

O pico da taxa de recuperações ocorreu em fevereiro de 2023, o que se justifica pela acentuada queda nos números de roubos e furtos. É importante destacar que o número de recuperações chegou até a diminuir em fevereiro quando comparado a janeiro (veja novamente o primeiro gráfico).

Advertisement

Diante desses dados preocupantes, é evidente a necessidade de um maior empenho das autoridades competentes no combate a esse tipo de crime, bem como na implementação de medidas efetivas para aumentar a recuperação de veículos. A segurança pública torna-se uma questão ainda mais relevante para a população carioca, que enfrenta os desafios decorrentes do aumento das ocorrências de roubo e furto de veículos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aumento nos roubos e furtos de veículos preocupa o Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui