Ausência de chuvas deixa sistemas produtores de Imunana-Laranjal e Acari em estágio de alerta 

Segundo as informações divulgadas pela Cedae, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Baixada Fluminense estão entre as regiões que podem ser afetadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Cedae

Por conta da ausência de chuvas, os sistemas Imunana-Laranjal, que atende o Leste Metropolitano do Rio de Janeiro, e Acari, que abastece parte da Baixada Fluminense, estão em estágio de alerta. Segundo as informações divulgadas pela Cedae, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Baixada Fluminense estão entre as regiões que podem ser afetadas.

A ausência de chuvas tem causado redução na disponibilidade hídrica dos mananciais utilizados para captação e tratamento de água. Imagens feitas na área de captação do Imunana Laranjal no dia 30 de março e desta segunda-feira (09/09), mostram o efeito da estiagem na região.

O Sistema Imunana-Laranjal ainda opera com sua capacidade máxima, no entanto, sem a previsão de chuvas para os próximos dias, existe o risco de diminuição na captação de água.

As represas do Sistema Acari (Tinguá, Xerém, Rio D’Ouro, São Pedro e Mantiquira), que abastecem parte da Baixada Fluminense, enfrentam estiagem histórica. As unidades captam água em mananciais menores, cuja disponibilidade depende diretamente do volume de chuvas para garantir a operação total do sistema.

Durante o período de estiagem, a Cedae solicita aos consumidores que usem água de forma equilibrada, adiando tarefas não essenciais que demandem grande consumo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ausência de chuvas deixa sistemas produtores de Imunana-Laranjal e Acari em estágio de alerta 

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui