Autoestrada Lagoa-Barra ganha motofaixa experimental, com limite de 60 km/h

Projeto, decretado pelo Prefeito Eduardo Paes, começa na segunda-feira (19/08) com faixa sinalizada em azul

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Autoestrada Lagoa-Barra
Autoestrada Lagoa-Barra. Reprodução: Divulgação/ Prefeitura do Rio.

Na última quinta-feira (15/08), o Prefeito Eduardo Paes, decretou a criação de uma faixa experimental para motocicletas na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, também conhecida como Lagoa-Barra. A nova faixa, com início de operação na próxima segunda-feira, terá uma velocidade máxima de 60 km/h e pretende reduzir os acidentes envolvendo motociclistas.

Com dois quilômetros de extensão, a motofaixa será sinalizada em azul e posicionada entre as duas faixas já existentes. Embora seja uma pista preferencial, os motociclistas poderão circular normalmente nas outras, enquanto os carros terão permissão para cruzar sobre ela para realizar mudanças de faixa.

A CET-Rio explica que a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell foi escolhida devido ao elevado índice de acidentes e à facilidade de monitoramento. A escolha se baseou também na presença de faixas mais largas e na recente revitalização da pavimentação.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, cerca de 600 motocicletas circulam por hora no Lagoa-Barra, o que representa 20% do fluxo total. Além disso, aproximadamente 44% das vítimas de acidentes nesse trecho são motociclistas ou passageiros de motos.

Câmeras da Prefeitura revelam que 41,9% das motocicletas se envolvem em situações perigosas ao trocar de faixa e circular pelo acostamento ou entre os veículos. As câmeras no local ajudarão no monitoramento da nova motofaixa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Autoestrada Lagoa-Barra ganha motofaixa experimental, com limite de 60 km/h

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui