Autoridades estaduais e municipais debatem estratégias de combate aos maus-tratos contra os animais

Denúncias realizadas à Prefeitura e ao Disque Denúncia servirão de base para ações de combate aos crimes contra os bichos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

A Campanha Abril Laranja, voltada para o combate aos maus-tratos cometidos contra os animais, teve o seu encerramento nesta terça-feira (25), com uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ). No evento, as autoridades discutiram sobre estratégias de conscientização, enfrentamento e possíveis punições aos crimes cometidos contra os animais em território fluminense.

Durante a reunião, foi apresentado um levantamento com estatísticas dos chamados mais recorrentes no 1746, da Prefeitura do Rio, e do Disque-Denúncia. A SMPDA atendeu, em 2022, 4.971 chamados. No primeiro trimestre deste ano, foram 1.433 denúncias atendidas. Já o Disque Denúncia recebeu quase 12 mil chamados, no ano passado, em todo no estado do Rio – 57% delas na capital. A Zona Oeste liderou o número de casos, com mais de 50% das ocorrências. Os bairros de Campo Grande e Realengo lideraram o ranking das denúncias, nas quais os cães representaram 80% dos animais agredidos, seguidos por gatos (10%) e cavalos (4%).

De acordo com Renato Almeida, Diretor Geral do Instituto Mov Rio e coordenador do Disque Denúncia (Linha Verde), as denúncias de crimes contra animais só perdem para as de tráfico de drogas. Se levarmos em consideração que a maioria dos casos não são notificados, temos um universo muito reduzido da barbárie cometida contra os animais no cotidiano.

“O segundo crime mais denunciado, depois do tráfico de drogas, é o de maus-tratos contra animais. Nos últimos cinco anos tivemos quase 42 mil denúncias e em 2023 já passamos das 5 mil denúncias. “Estamos trabalhando o projeto ‘Linha Animal’, junto com o ‘Linha Verde’, mas como hoje o crime contra animais representa 67 a 70% do total dos crimes ambientais, a intenção é separar esse projeto do Linha Verde”, disse Renato Almeida.

Advertisement

Para combater tamanho problema, segundo secretário da SMPDA, Vinicius Cordeiro, é necessário a atuação integrada de vários órgãos da gestão pública, além de instituições da sociedade civil. “Fundamental a campanha para evidenciar a necessidade, através das estatísticas e números apresentados, de aumentar e intensificar as ações de combate ao tráfico e aos maus-tratos contra os animais no município e no estado. Como parte da solução de problemas é fundamental a integração de diversos órgãos e atores”, afirmou cordeiro.

Participaram da reunião o secretário da SMPDA, Vinicius Cordeiro, e do Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais OAB RJ, Reynaldo Velloso, o Diretor Geral do Instituto Mov Rio e coordenador do Disque Denúncia (Linha Verde), Renato Almeida, e o superintendente Executivo e Jurídico do Conselho Regional de Medicina Veterinária/RJ (CRMV/RJ), Dr. André Siqueira.

Profissionais da SMPDA estiveram presentes, representando o Departamento de fiscalização, a Gerência de Animais Comunitários, Educação e a Fazenda Modelo. Representantes da CDPA da OAB Barra, da OAB Leopoldina e da OAB Nilópolis também prestigiaram o evento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Autoridades estaduais e municipais debatem estratégias de combate aos maus-tratos contra os animais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui