O papel e a arte japonesa são os temas do Ava Art Festival, exposição que começa no Rio de Janeiro, segue para Varkaus (Finlândia) e termina em Osaka (Japão), com curadoria de Edson Cardoso e artistas que trazem obras de intensidades, cores e estilos diversos, comemorando dez anos de existência do evento, criado em 2014, reunindo artistas finlandeses e brasileiros no Enokojima Art, Culture and Creative Center, localizado em Osaka.
A arte japonesa é uma fonte inesgotável de inspiração e fascínio, enriquecendo o mundo com sua beleza atemporal e sua capacidade de conectar as profundezas da alma humana e da natureza, inspirando os trabalhos dos artistas que, através da utilização do papel como material, ou através das técnicas, temáticas, formas ou cores, permitem ao visitante se conectar com a tradição artística japonesa.
A visitação pode ser feita até o dia 14 de abril, de quarta a sábado, das 11h às 17h.
Sobre o papel e a arte japonesa
Quando o papel foi introduzido no Japão e passou a ganhar diferentes composições e fibras de origem japonesa, foram produzidos papéis com fibras locais, sem adição de produtos químicos. Essa técnica artesanal é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A tradição artística japonesa é um tesouro cultural que se desdobra em diversas formas de expressão, enraizadas em séculos de história e influenciadas por uma profunda conexão com a natureza, espiritualidade e estética. Dentro do contexto milenar da arte japonesa se destacam Ukiyo-e, Sumi-e, Ikebana e Arte contemporânea.
Serviço
Exposição: Ava Art FestivalArtistas: coletiva
Curadoria: Edson Cardoso
Visitação: até o dia 14 de abril de 2024
Dias e horários: quarta a sábado, das 11h às 17h
Local: Ava Galleria Rio – R. Orestes, 28 – 2º andar – Fábrica Bhering, Santo Cristo, RJ
Evento gratuito
Censura livre
Acessibilidade