Avenida Brasil deu errado? – Bastidores do Rio

Vinte e dois projetos de Lei para endurecimento da legislação penal brasileira; as mudanças no uso da faixa seletiva da Transbrasil e mais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Onipresente
Andam acreditando que o presidenta da Câmara, Carlo Caiado, é Onipresente. Anda ameaçando as lei da física, com pessoas o vendo em dois lugares diferentes ao mesmo tempo.

Deu errado
As mudanças no uso da faixa seletiva da Transbrasil são taxativas, deu errado.

Deu errado II
BRT nunca foi e nem será transporte de massas.

Deu errado III
Ou pode dar certo, sei lá, empreendimentos…

Time de peso
Vinte e dois projetos de Lei para endurecimento da legislação penal brasileira. Este foi o resultado dos trabalhos do Grupo de Estudos de Segurança Pública – GESP, coordenado pelo deputado General Pazuello (PL), e apresentados na manhã desta sexta-feira (12), na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Time de peso II
Novas regras para saidinhas de presos, critérios objetivos para o benefício da redução penal, compartilhamento do sistema privado de segurança e qualificação do crime de resistência foram alguns dos pontos abordados na reunião e defendidos pelos PLs.

Time de peso III
A reunião contou com a participação de lideranças comunitárias da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Itanhangá e Guaratiba, além de personalidades, como o presidente da OAB Barra, Marcus Soares, e do promotor Eduardo Paes.

Time de peso IV
Vinte e dois também foi o número com que o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro concorreu em 2022. Coincidências do destino!

Teresópolis em alta
Considerada a cidade mais segura do estado do Rio, além de ser a capital nacional do montanhismo, Teresópolis recebe neste sábado, dia 13, um brunch para apresentar o Reserva Caetés, condomínio com terrenos, lazer e segurança da Caetés Empreendimentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Avenida Brasil deu errado? - Bastidores do Rio

23 COMENTÁRIOS

  1. Transportes ferroviários, isso é o que deveria ser expandido em larga escala no Rio de Janeiro!! A antiga Estação Leopoldina ficou desativada durante décadas, os trens foram desativados!! POR QUE?? Ah, para favorecer o empresariado dos ônibus, e a indústria automobilística, é isso! Transformou-se a cidade nesse cáos no trânsito!!!! Agora, o Paespalho vai receber uma fortuna do Governo Federal, sim, mas o retorno dos trens para a Zona Norte, isso não acontecerá!!!! É revoltante! Simplesmente, VOMITATIVO, senhor prefeitinho…!!! Perdeu o meu voto!!!

  2. Os BRTS da Cidade do Rio de Janeiro deveriam ser construídos iguias aos chamados de “fura-fílas de São Paulo, ou seja todas as vias de locomoção dos ônibus articulados é feito por cima( igual a antiga perimetral), sem sinal, sem cruzamentos, sem faixas de pedestres e com estações.

    • EXATAMENTE. E agora o Paespalho 3 tenta recuperar o que ele mesmo destruiu, pena que ele não gasta o dinheiro dele, mas o nosso, fazendo experiências de laboratório infinitas que adora fazer no trânsito da cidade do Rio e que nunca funcionam.

  3. E ainda temos o Show da Madona (Mick Jagger “de Saia”).

    Provérbio Japonês:
    Primeiro Pão, depois Flores

    St? Agostinho:
    Não se mata fome lambendo parede (ou ladrilho…por aí).

    Aí aí..mas aumenta arrecadação e a rede hoteleira e outros, faturam bastante.

    Ok….arrecadação aumenta, nunca demonstraram com transparência e clareza essa conta de “Despesas x Receitas”. Os custos são enormes..
    E se os empresários aumentam os lucros e receitas, as omissas Associação Comercial e Firjan (estatais camufladas), que se organizem e façam esse investimento. Os moradores de Copacabana e adjacências pagam um preço muito alto. Infernal por uma coisa efêmera. Igual a praga dos “bloquinhos” e da Sapucai (porque a LiEsa ainda recebe dinheiro?), Somos um municipio e estado Falidos Financeiramente, Moralmente, Eticamente e de conduta.

  4. BRT foi feito pra gringo vê
    Como já existe fora do Brasil há mais de 50 anos. Com a copa do mundo – olimpíadas e a JMJ (jornada mundial da juventude) muitos turistas estrangeiros vieram pra cá. Tinham que mostrar que aqui também tem BRT só que aqui é (T – trampote… R – ruim…..B – brasileiro
    Até estão jogando dinheiro fora com este tal BRT. Demolição e Estão reconstruindo
    Ponto do Cachamorra
    Ponto do Magarça
    Ponto do Pingo da água
    Fizeram um Ponto na rua Tereza com esquina com av. Cesário de Melo, nunca foi utilizado e depois demoliram
    Demoliram o ponto Gramacho que ficava ao longo da rua Gramacho
    Os ônibus que circulavam pela av. Cesário de Melo não tem mais.
    Bangu – Sepetiba
    Campo grande – Itaguaí
    Campo grande – Base Aérea Santa Cruz
    Campo grande – 25 de Abril
    Santa Cruz – Castelo
    Santa Cruz – Largo São Francisco
    Para fazer qualquer trajeto tem que fazer baldeação em campo grande ou Santa Cruz – perdendo muito tempo às vezes até mais que uma hora.(Se Isto aconteceu aqui em campo grande imagine no restante do município do Rio)
    Por isso que muitos optaram em colocar seu carro na av. Brasil para ir para cidade, criando o maior caos já visto no trânsito.

  5. Tem que levar o metrô até nova Iguaçú RJ, e investir nos trens pois estes sim são transportes de massa, para se fazer um Transbrasil, teria que ter feito no alto sobre viadutos por cima das pistas da av. Brasil !

  6. Dudu deu um passo em falso em ano de eleição. Por essa ele não esperava. O corredor BRT é um fracasso e um poço sem fundo econômico. Feito às pressas pra Olimpíada, com asfalto fino, teve que ser refeito, em concreto, a um custo altíssimo. As tais linhas alimentadoras nunca funcionaram bem.

    • Na primeira gestão do Atual “PreFake” a politica de transporte (sem falar as outras Borrascas políticas em outras áreas) já foi lastimável. O secretino de transporte era um dos Picianis…Putz Que Parola..Instalaram o BRS ….instalando uma zona que reflete hoje em dia..
      Para o VLT a “Justificativa” foi que o Vovô de nosso Alcaide, adorava “bondinho”. Vale lembrar as condicões leoninas do contrato inicial entre VLT x Prefeitura.
      O Trânsito no centro (Gotham City) está parecendo uma marafona, reduziram os ônibus, refletindo no metrô (responsabilidade do “Caqui Gago”) e com isso ficando caro D+…
      O BRT av.Brasil seria para olimpíadas 2016…PQP…..
      Coisa de maluco e nosso Prefake vai com seu chapeuzinho Panamá e sambando igual ao Coisinha de Jesus.
      Notas:
      01) Tivemos um intervalo com o ministro da Pesca como Prefake.. Coisa horrorosa
      02) Se o Cabralzinho(parceiro do atual Prefake) tiver mais de 15 votos e o Dudu for reeleito, concluimos que o Povo de nossa cidade (e estado) merece..e muito. Quem paga é quem não vota. Vejam os últimos 40 anos. Nada é à toa.

  7. O problema são os caminhões e lugares específicos como a Vila do João, Colégio Bahia, etc.

    Parece que ao ouvir os empresários de ônibus ao invés de especialistas em mobilidade urbana o trânsito virou um caos.

    É nítido que ali tinha que ser trem, daí seria necessário usar só uma faixa de cada lado. Se fosse metro seria melhor ainda, debaixo da terra.

  8. Transbrasil deu errado para quem usa carro e a prioridade tem que ser transporte público mas concordo que ônibus não é transporte de massa mas a culpa disso é do incompetente do Claudio Castro.

    • Não sou fã de Cláudio Castro, mas afirmar que a culpa de tudo é dele me parece radical demais. Afinal, quem construiu os ramais de BRT foi o prefeito e não o governador. A opção pelo BRT foi de Eduardo Paes. A Transbrasil separou 4 faixas da Av Brasil para o BRT, estreitando as pistas centrais da referida via e diminuindo, portanto, o espaço para carros particulares, mas também para caminhões (transporte de carga), ônibus que se dirigem à rodoviária, ônibus que não são do BRT. A questão é se o BRT vai suportar a demanda ou não vai obrigar um grande número de pessoas a pegarem o ônibus convencional ao invés de usarem o ônibus do BRT (que é mais rápido) porque este está superlotado. E aí volta-se a ter um problema que se teve com a Transoeste quando ela foi inaugurada em 2012: o prefeito Eduardo Paes, dias depois da inauguração da Transoeste, retornou com várias linhas de ônibus convencionais na zona Oeste, que ele havia extinguido para incentivar as pessoas a usarem o BRT, porque este não suportou a demanda. Se o BRT der certo, melhor para as pessoas, pois ele terá atingido seu objetivo. Mas dar certo é retirar das ruas a maior parte dos ônibus convencionais e carros particulares. Duvido muito. Mas, se conseguir, isso poderá indicar uma diminuição na movimentação de pessoas pela cidade, o que pode ser indicativo de queda na atividade econômica.

      • O BRT nada mais é que uma resposta a completa inoperância do governo estadual em relação ao metrô, as linhas do BRT deveriam ser originalmente o metrô que nunca aconteceu, o prefeito faz o que pode dentro das suas prerrogativas constitucionais.

        • Existem outras opções de transporte de massa que não o metrô, São Paulo tem monotrilho, e o monotrilho tem uma boa capacidade de transporte. Cada trem do monotrilho pode transportar cerca de 1000 pessoas. Nada impediria que o prefeito criasse um trem na Av. Brasil no nível da própria via, usando as faixas do BRT, já que a Av. Brasil não tem cruzamentos em nível, e, consequentemente sinais. Tanto o monotrilho quanto o trem exigem um número bem menor de estações, já que elas têm de ser mais espaçadas, o que diminuiria os gastos com construção de estações. A opção pelo BRT feita por Eduardo Paes pode ter a ver com tudo, menos com o fato de o governo estadual não dar cabo da expansão do metrô. Opção política mesmo.

          • Eu me lembro de antigamente que a gente pegava apenas 1 ônibus e ia para qualquer lugar do Rio, hoje é tudo com baldeação, perde-se um tempo enorme, mais do dobro, só nas cabeças podres desses gestores que isso pode funcionar, é coisa de maluco!

          • Sérgio, nos $$$$$abemos na base de que foi escolhido o BRT, nas planilhas da Odebrecht tinha um tal de “nervosinho”, nas planilhas dos empresários de ônibus parece que também tinha algo parecido, nada foi apurado, tudo ficou pra trás, quem era rico ficou ainda mais rico e hoje o povão tem que se expremer nos BRTs caindo aos pedaços ou nos quentões cheios de baratas gastando 3 horas no trânsito para ir trabalhar, bem feito, votam errado em todas as eleiçoes, o Rio é deplorável!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui