Avenida Salvador de Sá, a rua número 1 do Rio de Janeiro

Há 120 anos iniciava-se o Projeto Aprovado de Alinhamento e a Avenida Salvador de Sá ganhou a numeração de Rua Número do 1 do Rio de Janeiro que vigora até hoje

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Avenida Salvador de Sá com Marquês de Sapucaí

De acordo com a Prefeitura do Rio, a Avenida Salvador de Sá, na Cidade Nova, é considerada a rua número 1 do Rio de Janeiro. Em 19 de Dezembro de 1903, há 120 anos, a cidade teve seu primeiro Projeto Aprovado de Alinhamento (PAA), a Salvador de Sá ganhou a numeração, iniciando a série histórica que vigora até os dias de hoje.

O PAA é um instrumento de intervenção urbanística destinado ao planejamento e implantação de logradouros – vias e áreas públicas em geral – da cidade. Concebidos como forma de abrir e alargar ruas e praças em meio a um tecido urbano herdado do período colonial, tornou-se instrumento do planejamento urbano para projetar novas vias e espaços públicos que abrissem caminho à expansão urbana. A partir da década de 1970, introduzida na legislação urbanística, a rede de Projetos de Alinhamento (PAs) iniciou uma norma implícita de que todo logradouro tem, ou deve ter, esse registro.

Projeto de Abertura da Avenida Salvador de Sa Avenida Salvador de Sá, a rua número 1 do Rio de Janeiro
Projeto de Abertura da Avenida Salvador de Sá

Os documentos surgiram no Rio de Janeiro pelas mãos do prefeito Pereira Passos, que iniciou a série que hoje beira os 13.000 projetos, incluídos os elaborados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a sua versão mais “jovem” de representação, as Plantas de Alinhamentos Projetados (PAPs). Somados à cartografia digital da cidade, os documentos fornecem aos planejadores urbanos uma visão mais ampla da malha urbana do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Avenida Salvador de Sá, a rua número 1 do Rio de Janeiro

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui