Baía de Guanabara recebe ecobarreiras para reduzir poluição em suas águas

Construídas com aço galvanizado e fixadas em materiais de concreto, as ecobarreiras são extremamente resistentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Getty Images

A Baía de Guanabara começou a receber, nesta sexta-feira (17), parte das 17 ecobarreiras destinadas à retenção de resíduos flutuantes. Com a instalação dos equipamentos em rios estratégicos, a  Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) esperam impedir que mais de 1.200 toneladas de lixo ao mês sejam despejados nas águas da Baía.

O vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha (União Brasil|), destacou que os rio Pavuna-Meriti, o Canal do Cunha e o Rio Sarapuí são os principais responsáveis pelo deságue de resíduos na Baía.

“Os resíduos são encaminhados para o Centro de Tratamento de Resíduos. A iniciativa também conta com o trabalho de barcos e máquinas que retiram o lixo, dando a destinação ambiental adequada”, afirmou o vice-governador.

O procedimento já é adotado na capital fluminense, onde há cinco ecobarreiras instaladas na foz de rios que deságuam nas lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá.

Advertisement

“As estruturas funcionam também como uma barreira para, além de lixo, plantas aquáticas, impedindo-as que cheguem aos ecossistemas lagunares e, consequentemente, na praia da Barra”, explicou Thiago Pampolha.

As ecobarreiras são feitas de aço galvanizado e fixadas em materiais de concreto, por isso, são extremamente resistentes.

As informações da rádio Tupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Baía de Guanabara recebe ecobarreiras para reduzir poluição em suas águas
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. A “pesca”, desse lixo flutuante, é muito pouco para os bilhões de reais já destinados à despoluição da baía da Guanabara. Enquanto, se distrai a população, com essa “pesca” de detritos físicos, os resíduos químicos e orgânicos seguem diluídos e/ou agregados às grossas águas dos rios poluidíssimos, que deságuam na saturada baía da Guanabara. Quando de fato teremos a científica seriedade, na despoluição das bacias hidrográficas, sistemas lagunares e baías do Estado do Rio de Janeiro? Enquanto, não vem a despoluição efetiva, ainda temos articulistas politiqueiros, que escrevem textos estimulando a população a comer pescados da baía da Guanabara, que sarcasticamente denominam de “Tainha Insulana”. Fazem-me rir, o tamanho do cinismo.

  2. Será que é esse o programa de despoluição da baía de Guanabara? O que foi feito do dinheiro emprestado por bancos japoneses logo depois da Eco 92 para a despoluição da baía de Guanabara?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui