Baía de Guanabara tem quase 50 praias; saiba quais são

Ao todo são 47 praias, localizadas na capital, nas ilhas, em Niterói, São Gonçalo e Magé

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Famosa por sua história, beleza, importância econômica e social e, infelizmente, pelo descaso, a Baía de Guanabara é um dos locais mais importantes de todo o Rio de Janeiro. Muito de nosso estado passa e depende da mesma. Inclusive parte de nossas elogiadas praias.

Ao todo, na Baía de Guanabara são 47 praias, localizadas na capital, nas ilhas, em Niterói, São Gonçalo e Magé. Boa parte dessas faixas de água e areia estão poluídas e impróprias para o banho. Mais um motivo para que a luta em prol da limpeza da Baía seja ainda forte.

Veja a lista das praias da Baía de Guanabara, de acordo com dados do Instituto Baía de Guanabara:

Na Ilha do Governador (11 praias): Galeão, São Bento, Engenho Velho, Bica, Ribeira, Engenhoca, Pitangueiras, Bandeira, Barão de Capanema, Guanabara, e Pelônias.

Advertisement

Na Ilha de Paquetá (12 praias): Imbuca, Grossa, Tamoios, Catimbau, Pintor Castagneto, Moema e Iracema, Moreninha, do Lameirão, de São Roque, da Guarda, dos Frades e das Gaivotas.

Em Niterói (9 praias): Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva.

Em São Gonçalo (5 praias): Luz e São João, Beira, Boioia e das Pedrinhas.

Em Magé (4 praias): Ipiranga, Mauá, Anil e Piedade.

No Rio de Janeiro (6 praias): Ramos, Flamengo, Botafogo, Urca, praia do Forte de São João e praia Vermelha.

  • Na parte externa da Baía de Guanabara, as praias de Copacabana a oeste, e as de Piratiniga e Itaipu a leste têm as águas mais limpas e, portanto, oferecem mais segurança aos banhistas que as procuram.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Baía de Guanabara tem quase 50 praias; saiba quais são
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. De que adiantam essas praias se cariocas e fluminenses não podem desfrutá-las. Todos os rios que deságuam na baía de Guanabara estão poluídos, com alguns deles praticamente mortos. Há décadas se promete a despoluição, dessas bacias hidrográficas e da baía de Guanabara, mas a corrupção epidêmica some com todos os recursos, inclusive internacionais, como foi o caso do Banco de Tóquio, e a poluição segue reinando livre, pesada e pútrida.

  2. Na Fortaleza de São João, existem 2 praias. Somente a Praia de Dentro, como é conhecida pelos moradores, fica dentro da Baía. Tanto a Praia de Fora como a Praia Vermelha já estão antes da entrada da Baía de Guanabara e portanto são praias oceânicas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui