Baianas e lideranças religiosas fazem ritual de lavagem da Sapucaí para o Carnaval 2023

Além das baianas, o ritual contou com a presença de ritmistas das agremiações, que formaram uma bateria única para embalar sambas-enredo clássicos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lavagem da Sapucaí – Foto: Ricardo Almeida

Fé, fundamento e folia: sob esses três pilares, a Marquês de Sapucaí foi preparada na noite deste sábado, 11/1, para receber os últimos ensaios técnicos e toda a temporada de desfiles oficiais do Rio Carnaval 2023. Baianas das 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, junto de lideranças de diferentes religiões, realizaram no início da noite, a partir das 19h, a tradicional lavagem da pista de desfiles — com água de cheiro, ervas, defumadores e outros itens conectados à fé dos povos do samba. O evento foi realizado mesmo em meio à forte chuva que caiu sobre o Rio, reforçando a dedicação e a emoção dos participantes. 

Além das baianas, o ritual contou com a presença de ritmistas das agremiações, que formaram uma bateria única para embalar sambas-enredo clássicos interpretados pelo cantor e compositor Dudu Nobre. Casais de mestre-sala e porta-bandeira com os pavilhões das escolas também abrilhantaram a iniciativa, simbolizando a magnitude e importância dela para as comunidades que se prepararam ao longo do último ano para a folia.

52683363514 928ca01922 4k Baianas e lideranças religiosas fazem ritual de lavagem da Sapucaí para o Carnaval 2023
Daniela Carneiro e Eduardo Paes na Lavagem da Sapucaí – Foto: Ricardo Almeida

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, prestigiaram o momento especial. Os dois já tinham visitado, à tarde, os barracões da Cidade do Samba, na Zona Portuária do município, e conhecido os projetos de alegorias e fantasias que serão transformados em realidade na Avenida semana que vem. A abertura da lavagem foi feita pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Jorge Perlingeiro, que lembrou o quanto o ato é “tradicionalíssimo” e necessário.

No início dos trabalhos, Vanderlei Ramos, o locutor oficial do espetáculo, fez uma oração às baianas do Rio Carnaval. E ainda homenagens aos jornalistas Glória Maria e Manoel Alves (especializado na cobertura carnavalesca) e ao ator Milton Gonçalves, perdas das quais os cariocas e os foliões se ressentem.

Advertisement

O Carnaval tem muitas tradições, e não podemos fugir delas. A lavagem acontece há muitos anos na Sapucaí, foi lançada pelas próprias baianas, e essa história tem que ser eternizada. A visita aos barracões é como um incentivo, para estar junto das escolas de samba. Essa parceria é que faz essa festa ser brilhante. Os artistas são os carnavalescos, os pedreiros, as costureiras que ajudam a manter esse espetáculo, e o poder municipal é mais um ator nessa grande festa que é o Carnaval carioca” disse o presidente da Riotur, Ronnie Costa.

Luzes na Avenida vão acender no ritmo das baterias das escolas

52682652992 ec83c969bd o Baianas e lideranças religiosas fazem ritual de lavagem da Sapucaí para o Carnaval 2023
Unidos de Vila Isabel – Ensaio Técnico – Foto: Vitor Melo

O Sambódromo também inaugurou na noite deste sábado a sua nova iluminação, além de realizar o teste de som, nos ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial: Vila Isabel e Viradouro. A Rioluz promoveu, mais uma vez, a modernização da iluminação da Sapucaí, aumentando para 490 novos projetores e luminárias em LED.

Ao longo de toda a Passarela do Samba, os carnavalescos poderão contar também com luzes coloridas de RGBW, uma tecnologia que estreou na folia do ano passado e, agora, traz uma novidade: as luzes cênicas serão acesas no ritmo da bateria das escolas, deixando ainda mais animado o maior show da terra.

A iluminação cênica no Sambódromo é controlada por técnicos em uma sala com 14 câmeras para facilitar o movimento dos projetores. O projeto é desenvolvido por meio de equipamentos que fazem a programação 3D e monitorado pelas câmeras em tempo real.

Durante os desfiles, entre sexta-feira (17/02) e o sábado seguinte (25/02), haverá no Sambódromo cerca de 180 colaboradores da Rioluz e da subconcessionária Smart Luz, em esquema de plantão, para cuidar da iluminação do local e do entorno.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Baianas e lideranças religiosas fazem ritual de lavagem da Sapucaí para o Carnaval 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui