A revitalização do Centro ganhou mais um capítulo definitivo: o tradicional Rio’s Nice Hotel, no Bairro de Fátima, vai renascer como o condomínio Enredo Riachuelo 201, um retrofit com 117 studios residenciais, tudo com uma estrutura hoteleira; lavanderia automatizada, academia, espaço gourmet e coworking, além de piscina, o que vai lembrar muito os tempos “Nice” do endereço, que é bem próximo ao comércio e aos acessos de Santa Teresa.
O projeto segue a linha, segundo o empresário Paulo Roberto, da incorporadora Semeare, de funcionar a partir de tecnologias inovadoras e sensoriais para reforçar a segurança e reduzir os custos do condomínio. A empresa se juntou com a Klacon Engenharia, de Renato Rembischewski, depois de transformar os antigos cinemas Vitória e Plaza, ambos no Centro. “A moda retrofit parece ter caído de vez no gosto dos cariocas. O condomínio usa o conceito smart buildings, ou seja, de edifícios inteligentes, que buscam menor impacto ambiental, maior segurança, funcionalidade e autonomia para os seus moradores”, ressalta Paulo, que ainda completa que a Inteligência Artificial será um dos principais atrativos do espaço.
O acesso dos moradores será apenas por QR Code e os entregadores adentrarão em uma cabine externa através de um código de barra fornecido pelo morador, deixando a encomenda e avisando a recepção, sem ter qualquer contato com o interior do edifício. Ao todo, o prédio, de cerca de 10 mil metros quadrados, possui 14 pavimentos e conta com um terraço onde fica a piscina, que também foi parte da revitalização do imóvel, que fica na Rua do Riachuelo, que corta da Frei Caneca até os Arcos da Lapa.
A região tem sido valorizada e procurada, ainda mais após a Prefeitura do Rio ter sancionado o programa Reviver Centro, em meados de 2021, que ajudou a atrair investimentos de modernização local e o imobiliário acompanhou. Próximo dali, a loja Tubarão Atacadão também aportou na região na antiga loja do Casa Show, em 5 mil metros quadrados de área. Ao longo dos anos, empresas também têm migrado para a região, como a Petrobras. “O Reviver Centro é uma aposta ousada da gestão Eduardo Paes de reabitar o grande Centro da cidade. Temos um potencial para inaugurar mais de 2.500 unidades habitacionais no Centro da cidade, e 32 licenças já foram solicitadas ou emitidas. Estamos falando de devolver a vitalidade e a pujança que marcou outrora o Centro. Através da instituição de benefícios fiscais para fomentar novas moradias e da mudança de percepção do cuidado com o espaço público, empreendido pela Prefeitura, podemos vislumbrar um novo horizonte de alternativas para a região do Grande Centro“, comemora o subprefeito do Centro, Alberto Szafran.
O Bairro de Fátima conta com a Praça Aguirre Cerda, ao fim da Avenida Nossa Senhora de Fátima, que é sem saída. Foi para lá que imigrantes portugueses e espanhóis, em especial os que emigraram na época da ditadura de Salazar, foram acolhidos. Italianos também foram bem presentes na região e ajudaram a desenvolver o comércio e a rede hospitalar. A data ainda marca a celebração de Nossa Senhora de Fátima, que é a principal referência do catolicismo no local. O Enredo 201 pretende unir os tempos da inteligência artificial à tradição do bairro.