Bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio, ganha nova Clínica da Família

Antigo hospital fundado por Dom Pedro II é reinaugurado como Clínica da Família e contará com uma equipe de 40 profissionais de saúde beneficiando quase 20 mil pessoas da região, que tem um dos IDHs mais baixos da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quarta-feira (25/1), a Clínica da Família São Sebastião, no Caju, um dos bairros mais antigos da capital. A nova unidade irá beneficiar 17 mil pessoas na localidade. O Hospital original foi fundado pelo Imperador Dom Pedro II. Essa é a segunda clínica da família inaugurada na atual gestão, que também já reformou 186 unidades. O Prefeito Eduardo Paes e o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, participaram da inauguração.

“Esse é mais um passo no esforço de reconstrução da atenção básica no município com as clínicas da família. A maioria delas já foi reformada nestes dois anos de governo, mas vamos reformar todas. Esse é um prédio novo, com as equipes de saúde da família completas, e uma parceria com o governo do Estado, que cedeu o prédio para a Prefeitura. Com isso, vamos dando dignidade para a população na medida em que vamos ampliando este atendimento”, afirmou Eduardo Paes.

A recuperação da Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma das principais metas da Prefeitura do Rio. Ao final de 2016, o programa tinha uma cobertura de 70% da população carioca e caiu para 39% em dezembro de 2020, quando o município tinha 1.085 equipes da ESF, sendo que 157 delas não tinham médicos. Com a retomada dos investimentos na Atenção Primária, a partir de 2021, a cobertura da ESF chegou a 2023 em 56%, com 1.268 equipes, das quais 1.208 estão completas. É o maior número de equipes de saúde e a menor vacância de médicos.

“O Caju era um bairro que não tinha clínica da família. A unidade é uma homenagem ao antigo Hospital São Sebastião, inaugurado em 1889 para cuidar da epidemia de febre amarela e depois de varíola. A inauguração desta clínica faz parte das metas da gestão do governo Eduardo Paes de recuperar o programa de saúde da família e alcançarmos novamente 70% de cobertura. O programa de saúde da família na cidade do Rio já foi referência nacional e precisamos retomar isso”, disse Daniel Soranz.

Advertisement

Atuante na região há mais de uma década, o ex-subprefeito do Centro Pablo Mello, que é médico, comemorou o fruto de um trabalho de anos. “O bairro do Caju apresenta um dos menores índices de desenvolvimento social e humano da cidade e, através de uma parceria entre o Estado e o Município integrados a partir de ontem, recebeu um equipamento de saúde com 5 equipes de saúde da família e 3 equipes de saúde bucal que vão atender mais de 20 mil moradores da região”. Mello é atualmente suplente de vereador mas iniciou a luta pela melhoria na saúde da região como Diretor da clínica da família Fernando Antônio Braga Lopes, primeira unidade básica de saúde do Caju, permanecendo por mais de 7 anos na sua direção.

Estrutura da Clínica

Na Clínica da Família São Sebastião, que tem o nome do santo padroeiro da cidade, atuarão 40 profissionais de saúde, compondo cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. A estrutura é formada por dez consultórios médicos, três odontológicos, sala de vacinas e farmácia. Dessa forma, os usuários terão acesso a atendimento clínico e odontológico, vacinação, testes rápidos, além de prevenção, acompanhamento e tratamento de hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, HIV e ISTs. Os pacientes que precisem de assistência especializada ou exames serão encaminhados, via Sistema de Regulação (Sisreg), para unidades de referência.

“Muito bem-vinda essa clínica, a gente estava precisando. Com ela, teremos atendimento para os moradores do bairro”, declarou Teresinha Claudino, de 49 anos, que trabalha com reciclagem na região e confirmou que frequentará a clínica. Já o morador da região, o carpinteiro Antonio Francisco, de 60 anos, comemorou a chegada da clínica da família no bairro do Caju. “Existe muita carência de saúde aqui no Caju. Então essa clínica é muito importante para os moradores. Com certeza vai melhorar muito a vida de todos nós aqui”.

A nova clínica da família funciona na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 630, no Caju, de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h. “Este é mais um equipamento fundamental para a região do Caju, no Centro da cidade. A clínica da família vai ter, como sempre, sua atenção básica, voltada para o morador. A Prefeitura, entrega o equipamento no epicentro do bairro, facilitando o trânsito e o acesso a essa unidade fundamental para o Caju”, disse o subprefeito do Centro, Alberto Szafran.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio, ganha nova Clínica da Família
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui