A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) apresentou o balanço das atividades da pasta e o planejamento para 2024 a representantes de 50 instituições públicas e privadas durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (13), no Hotel Copacabana Palace, na Zona Sul da cidade. Um dos resultados positivos foi a passagem de 1 milhão de turistas estrangeiros pelo Rio este ano. A marca se aproxima a de 2019 e manifesta a retomada do setor após o desastre causado pela pandemia.
Secretário de Estado de Turismo e presidente do Conselho, Gustavo Tutuca (Progressistas), celebrou as metas atingidas, acrescentando que o Rio de Janeiro voltou a ser o epicentro de grandes eventos nacionais e internacionais. Ele acrescentou ainda que os projetos o Rio é de Vocês e o #TôNoRio serão requalificados para atender a algumas demandas do setor.
“Temos muito a celebrar pelos resultados de 2023, mas isso nos deixa com a missão e a enorme responsabilidade de fazer um trabalho ainda melhor em 2024. Já estamos há alguns meses fazendo todo o planejamento estratégico para o próximo ano, com todas as áreas técnicas integradas. Seguiremos nosso compromisso de fortalecer as 12 regiões turísticas do estado e avançar na promoção do Rio de Janeiro como destino nos mercados doméstico e internacional. Agradeço mais uma vez ao governador Cláudio Castro e ao vice-governador Thiago Pampolha, que nos deram todo o suporte e não mediram esforços e nem investimentos para que pudéssemos desenvolver o nosso trabalho à frente da Setur-RJ”, afirmou o secretário de Turismo.
Na reunião também foi apresentado o projeto “Experiências do Rio”, ainda em fase de elaboração, que levará atrações fluminenses às maiores cidades emissoras de turistas rumo ao Estado, com o intuito de “vender” a imagem do Rio. As ativações serão realizadas em espaços de grande aglomeração, como logradouros públicos, shoppings e eventos.
Presente à reunião, Antonio Florencio de Queiroz, presidente da Fecomércio RJ, apresentou as ações promovidas pela entidade para alavancar o setor e reafirmou a disposição de apoiar o Governo do Estado em 2024.
“Tudo o que acontece no Rio de Janeiro reverbera de uma forma muito maior do que em qualquer outro Estado. A Fecomércio está muito feliz em ver os resultados que obtivemos nas ações conjuntas para o setor, que em 2024, vai expandir essas parcerias, promovendo acima de tudo os nossos atrativos e criando grandes oportunidades para a cadeia produtiva do Turismo no Rio de Janeiro e no Brasil”, comentou Queiroz.
A integração entre as polícias civil e militar para garantir a segurança dos turistas em grandes eventos foi a proposta do secretário de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos.
“O Rio é uma potência turística. O governo do Estado tem investido em tecnologia, que aliada ao trabalho de inteligência e dos agentes está garantindo a segurança de turistas que escolhem nosso estado para descanso e lazer. Estamos prontos para o réveillon e carnaval”, pontuou o secretário.
O retorno de grandes eventos, como a Stock Car, a Copa Davis, e o Rio Open de Tênis, depois mais de uma década de ausência, também foi ressaltado como grandes vitórias para o turismo e o a população fluminense.
A Setur-RJ também divulgou uma prévia do cronograma de reuniões do G20 no Rio, que acontecerá ano que vem. A primeira delas será em janeiro, com chanceleres dos países membros. Em julho, chegam ao Rio, os Grupos de Trabalhos do Turismo, Educação, Desenvolvimento, Redução do Risco de Desastres, Combate à fome e à pobreza, e outras reuniões do G20.
Para setembro, outubro e novembro estão programadas reuniões nas áreas de Bioeconomia, Mobilização Global Contra a Mudança do Clima e Infraestrutura, Sustentabilidade Climática e Ambiental, além das reuniões de cúpula: a social e de chefes de Estado que compõem o G20.