O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, defendeu que o partido lance candidatura própria à sucessão do governador Cláudio Castro, caso ele renuncie ao cargo para disputar outro posto nas eleições de 2026. Em entrevista ao jornal O Globo, o dirigente citou os nomes do vice-governador Thiago Pampolha e do ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, como possíveis nomes do partido no Rio de Janeiro.
“Thiago (Pampolha) é um grande nome. Com eventual renúncia do Castro, tem o dever de disputar ou apoiar o nome do ex-prefeito Washington Reis, que fez bons mandatos em Duque de Caxias e é uma forte liderança do MDB”, afirmou Baleia Rossi.
Embora seja citado como opção, Washington Reis depende de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir sua elegibilidade. O ex-prefeito responde a um processo por crime ambiental, cujo julgamento está em andamento. Até o momento, o placar é de três votos a um pela manutenção da condenação.
O MDB compõe a base de apoio de Cláudio Castro, atual governador do Estado do Rio de Janeiro. Em caso de renúncia do titular, o vice Thiago Pampolha assumirá o Palácio Guanabara e, segundo Rossi, deverá protagonizar a disputa eleitoral ou apoiar uma candidatura alinhada à legenda.
O mesmo grupo político torando a vida do Carioca insuportável há 30 anos…
Dentro desse ocrim, o multi condenado Washington Reis é O NOME.
Os adversários não teriam tanto trabalho com alguém com a reputação e histórico do mesmo.