As dez balsas destinadas à queima de fogos do Réveillon Rio 2024 passaram por vistoria, nesta sexta-feira (29/12), na praia da Ribeira, Ilha do Governador. A inspeção contou com a presença do presidente da Riotur, Ronnie Costa, e representantes da Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio e DFAE. Todas as balsas foram aprovadas, assegurando a excelência do espetáculo pirotécnico que irá iluminar o céu da Zona Sul carioca na virada do ano.
Ronnie Costa, presidente da Riotur, expressou confiança: O espetáculo de fogos terá uma duração de doze minutos, apresentando desenhos e movimentos sequenciais a uma altura de 200 metros. Além disso, serão lançados efeitos traçantes de sete pontos das balsas. Uma homenagem especial à cantora Rita Lee será incorporada, acompanhada pela Orquestra Sinfônica, que se apresentará ao vivo pela primeira vez durante a queima de fogos.
Marcelo Kokote, empresário envolvido, destacou a evolução tecnológica dos fogos: “É realmente algo diferenciado, um desafio em fazer com a orquestra, seguindo os acordes e o embalo. A homenagem para Rita Lee é para emocionar, para marcar esse momento e fazer impacto no show. Os fogos não são mais medidos em toneladas, mas em coloridos, número de disparos, e tecnologia avançada.”
O Capitão de Mar e Guerra, Comandante Alexander Antunes, garantiu que as balsas atendem a todos os requisitos de segurança. Ele ressaltou que haverá embarcações no mar para reforçar o esquema de fiscalização durante o evento: “Durante esse evento, várias embarcações acompanham o show em Copacabana, mantendo distância mínima de 500 metros das balsas. Nossas embarcações da Capitania e empresas parceiras estarão fazendo essa fiscalização, certificando-se de nenhuma embarcação se aproxime. Lembramos a todos que estejam com a documentação em dia. Contem com a Marinha para que a festa seja possível com todas as condições de segurança.”