Banca de jornal que era usada por usuários de drogas, em Botafogo, é retirada pela Prefeitura

A retirada da banca de jornal que servia à prática de crimes respondeu aos pedidos dos moradores da Rua da Matriz, que aplaudiram das suas janelas a remoção do equipamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Banca de jornal em estado lastimável é retirada na Rua da Matriz / Divulgação

O poder público municipal não está parado diante do descalabro das inúmeras bancas de jornal abandonadas ou utilizadas de forma irregular na cidade. Algumas, servem à prática de crimes. Como o DIÁRIO DO RIO vem denunciando, tais equipamentos muitas vezes vendem de tudo, menos jornais e revistas, além de representarem grave risco de segurança pública e sanitária para a população.

Na noite desta quinta-feira (26), a cidade do Rio se viu liberta de mais uma banca de jornal abandonada. Desta vez, a ação da Prefeitura ocorreu na Rua da Matriz, em Botafogo, na Zona Sul. De acordo com denúncias de moradores, o equipamento havia sido invadido por usuários de drogas que ali permaneciam para o consumo dos entorpecentes. Como se não bastasse tal situação, a banca também era usada como banheiro público por esses mesmos viciados. Durante a operação também foram retiradas as instalações elétricas que estavam embaixo da rede elétrica, ou seja, os usuários da banca também furtavam energia elétrica.

Alexandre Machado Rinaldi, Gestor executivo local de Botafogo, disse ao DDR, que o dono da banca já havia sido notificado diversas vezes sobre a situação do equipamento, com todos os impactos negativos por ele gerados na região. A reposta para todas as notificações foi o silêncio.

A retirada da ex-banca de jornal da Rua da Matriz respondeu aos pedidos dos moradores da via, que aplaudiram das suas janelas a remoção do equipamento que, além deixar o aspecto da rua horroroso ainda era ponto fixo de consumo de drogas.

Advertisement
WhatsApp Image 2023 01 27 at 00.09.41 Banca de jornal que era usada por usuários de drogas, em Botafogo, é retirada pela Prefeitura
Moradores da Rua da Matriz aplaudiram a ação das autoridades públicas / Divulgação

Até mesmo, os síndicos de vários edifícios desceram para agradecer a inciativa da Prefeitura. Os administradores se mostraram aliviados diante do fim dos constrangimentos pelos quais moradores e funcionários dos seus edifícios passavam.

Alexandre Rinaldi destacou que são inúmeros os problemas gerados pelos equipamentos abandonados ou usados de forma indevida. Entre eles, o gestor lembrou da cooptação do espaço para fins ilícitos.

“Além de ocuparem espaços públicos que poderiam ser utilizados de maneiras mais produtivas, e muitas vezes atrapalharem a mobilidade em calçadas estreitas, muitas bancas na cidade não funcionam mais com seu propósito original, deixando de servir a população nas suas imediações e, infelizmente sendo cooptadas para outros fins. No caso da banca da Rua da Matriz, encontramos um risco a saúde e segurança pública, infelizmente não é o único caso com o qual nos deparamos. Muitos casos também são observados de bancas que são utilizadas para depósitos irregulares,” afirmou Rinaldi, adiantando que o espaço ocupado pela banca será todo refeito e entregue de forma decente à população.

A operação foi realizada pela Gel Botafogo, Secretaria de Ordem Pública (Seop), Subprefeitura da Zona Sul, Guarda Municipal. RioLuz, SECONSERVA e Companhia Municipal Limpeza Urbana (Comlurb).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Banca de jornal que era usada por usuários de drogas, em Botafogo, é retirada pela Prefeitura
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Vcs da zona sul ainda tem a sorte da prefeitura ainda que remotamente atuar.
    Poir estamos passando aqui no centro da penha.
    Bem em frente ao meu prédio instalou-se um ferro velho clandestino onde todos sabem pertencer ao tráfico de drogas da vila cruzeiro juntamente com uns policiais corruptos do batalhão de Olaria.
    Nós moradores já fizemos vários ofício a prefeitura,ligamos e tudo o que estava ao nosso alcance.
    Sabe qual foi a resposta da prefeitura?”: isso não é de nossa responsabilidade”.
    O ferro velho está indo de vento em poupa, comprando fios e alumínio que só Deus sabe a origem.
    O ferro velho além de tudo usa energia e água clandestina.
    E as autoridades simplesmente fingem não ver.
    Isso acontece na rua Monsenhor Alves Rocha esquina com a rua Ibiapina.
    Perto da estação do BRT.

  2. Tira as bancas de jornal e da autorização para instalação de trailers, aqui em Botafogo já tem alguns, que vendem Açaí etc, com cadeirinha, tapete, simplesmente o dono quebrou o asfalto e se instalou, com autorização para funcionar Pago 1300 reais de iptu queria saber qto o trailers paga de Iptu, como não bastasse o dono de uma transportadora estaciona o caminhão de mudança ao lado do trailers e nem e multado pela Prefeitura. Isso acontece em frente a 2 bancos. Maravilhoso

  3. Tem uma que fica na rua Moraes e vale, no centro do rio, essa rua fica perto da sala Cecília Meireles, a banca tornou um motel, funciona durante o dia e a noite, tem um estacionamento rotativo quase em frente, sem condições de usar o lugar, um abandono ?.

  4. Parabéns para Prefeitura, fez o que tinha que ser feito, não tinha outra solução, pena que essas coisas só acontecem na zona Sul, a zona Norte está abandonada!!!!!!!!!!! Mas as regiões administrativas nem tem espaço pra tantos comissionados, haja cargo para dar pra tanta gente, se pelo menos trabalhassem…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui