Bancada do PSOL apresenta projeto que revoga o ‘auxílio-mudança’

O auxílio prevê prevê uma ajuda de custo no início e no fim de cada mandato dos eleitos para o Congresso Nacional, equivalente ao subsídio mensal (atualmente no valor bruto de R$ 39.293,32)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Bancada do PSOL na Câmara Federal, deu entrada em um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que revoga os benefícios contidos nos parágrafos 1º e 2º do PDL 172/2022, mais conhecido como “auxílio mudança”, que prevê uma ajuda de custo no início e no fim de cada mandato dos eleitos para o Congresso Nacional, equivalente ao subsídio mensal (atualmente no valor bruto de R$ 39.293,32).

A justificativa apresentada para a concessão de tal ajuda é a de que os parlamentares eleitos – deputados e senadores – precisam de ajuda para fazer a mudança para o Distrito Federal ou, em caso de interrupção do mandato, para organizar a volta ao seu estado de origem. No entanto, para os signatários, a existência de outras verbas de natureza indenizatória às quais os parlamentares já fazem jus para despesas com moradia – seja em apartamentos funcionais, seja com o pagamento de aluguel – são mais do que suficientes para bancar a mudança.

Vale lembrar que é incomum que deputados e senadores se mudem definitivamente para Brasília, o que torna ainda mais irracional a existência desta ajuda de custo. Além disso, tal benefício é concedido também aos que são reeleitos, que recebem duplamente pelo fim do mandato anterior e pelo início do seguinte – sem que tenham que alterar sua rotina na capital federal.

Para Chico Alencar, “é pouco republicano manter esse tipo de benefício (notadamente no que se refere aos princípios constitucionais da moralidade e eficiência), já que o Congresso Nacional disponibiliza recursos suficientes para dar sustentação aos novos parlamentares e também aos reeleitos”.

Advertisement

Entende o deputado que “tais recursos devem ser melhor empregados em iniciativas que atendam às demandas populares e ao bom funcionamento das instituições da democracia brasileira”. Os signatários doaram os recursos que receberem, independentemente da tramitação do projeto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bancada do PSOL apresenta projeto que revoga o ‘auxílio-mudança’
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Pergunta sincera e honesta: o Partido Novo é contra ou favor desse projeto?

    Os partidos liberais que pregam estado mínimo é contra ou favor desse projeto?

    Pergunta sincera.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui