O Banco do Brasil ficou em primeiro lugar no Top10 das empresas com as melhores as práticas ESG no País. A avalição consta na edição 2024 do Anuário Integridade ESG, estudo sobre as iniciativas das maiores corporações nacionais nas áreas ambiental, social e governança. Também figuram no Top 10, nessa ordem: Petrobras, Ambev, Suzano, Caixa, Bradesco, Gerdau, Natura, Santander e Itaú Unibanco.
Para a realização do Anuário foram considerados mais segmentos econômicos, e um número ainda maior de cases corporativos alinhados com à agenda ESG, com o objetivo de elaborar rankings setoriais das instituições mais bem posicionadas nos seus ramos de atuação. As dez áreas de negócios avaliadas foram: bancário e financeiro; petróleo, gás e biocombustíveis; alimentos e bebidas; papel e celulose; metalurgia e siderurgia; cosméticos; veículos e autopeças; energia elétrica; água, saneamento e gestão ambiental; e varejo.
As instituições financeiras estão entre as mais bem avaliadas quanto à sustentabilidade comparativamente aos demais setores da economia, por vincularem e condicionaram suas operações, notadamente de crédito, ao cumprimento de metas ESG, com ações direcionadas a colaboradores e sociedade. Tamanha diligência colocou cinco instituições do setor financeiro e bancário no Top 10 do Anuário. Em seguida vêm o setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e Energia Elétrica – esta última avançou quatro posições em relação à edição anterior; Agricultura, Alimentos e Bebidas; e Veículos e Autopeças vêm logo abaixo.
Os resultados evidenciam os esforços do setor de Petróleo e Gás na ampliação das práticas sustentáveis, que incluem o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização. Biocombustíveis é o epicentro de um futuro energético mais limpo e seguro. Na indústria de Alimentos, o foco é a logística reversa, uma vez que o setor é o segundo maior consumidor de plásticos no Brasil. Ao fazer parcerias com empresas de reciclagem, cooperativas e associações de catadores, o segmento amplia o reaproveitamento de embalagens recicláveis. As companhias do setor de Alimentos e Bebidas mais destacadas também estão alinhadas à agenda ESG, especialmente na gestão hídrica, adotando a redução do consumo de água e uso de energia limpa nas diversas fases de produção.
“Essa edição do Anuário Integridade ESG se consolida como um instrumento de benchmark para as áreas de sustentabilidade das empresas. A publicação permite que os profissionais encontrem referências relevantes de ações e compromissos em temas ambientais, sociais e de governança. E com esse projeto a Insight se posiciona como uma agência comprometida em manter seus clientes na vanguarda da agenda ESG”, ressalta o CEO da Insight João Pedro Faro.
O Anuário Integridade ESG 2024, da Insight Comunicação, está disponível em formato digital no site e na versão impressa em papel reciclado.
Portal Integridade ESG
Lançado em 2022, o portal Integridade ESG é uma plataforma destinada à divulgação das melhores práticas ESG nas empresas e instituições, através da maior cobertura das ações ESG nas corporações, e da realização de estudos e pesquisas sobre o tema.
Com uma atuação sólida, a Integridade ESG se tornou uma referência na área, produzindo diariamente matérias, entrevistas com executivos, cobertura de eventos, organização de webinares, realização de pesquisas e de estudos técnicos, entre outros.