Banda ‘Acquaria’ grava clipe na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

O grupo utilizou locações históricas no Centro do Rio de Janeiro para ambientar o clipe, como a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na Rua do Ouvidor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A banda carioca “Acquaria” lançará, nesta sexta-feira (21/07), o clipe da música “Lamento”, que traz uma abordagem impactante e sensível sobre perdas familiares. Este é o terceiro single da carreira do grupo, que é focado em MPB, com referências do pop, samba e R&B.

O grupo é independente e formou-se em meio à pandemia, contando com os talentos dos artistas Alexandre Mitre (vocal), Nelson Gaia (violão e guitarra), Mari Castanheira (vocal), Raoni da Silva (percussão e direção musical) e Álvaro Antônio (produção executiva).

A produção mergulha na história da Chacina da Candelária, ocorrida em 1993. Na madrugada daquele 23 de julho, oito meninos em situação de rua, que dormiam em frente à Igreja da Candelária, no Rio, foram mortos a tiros. O crime, que repercutiu em todo o país e internacionalmente, está prestes a completar 30 anos.

O grupo utilizou locações históricas no Centro do Rio de Janeiro para ambientar o clipe, destacando-se a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, o Arco do Teles e a Praça da Candelária.

Advertisement

O clipe expõe, através de perspectivas dolorosas, os desencontros familiares que levam ao distanciamento entre mães e seus filhos. Através de cenas simbólicas e emocionantes, o vídeo retrata, sob a perspectiva de uma mãe e um filho, a busca por informações, guiada pela fé.

Uma das produtoras da banda, a Léa, contou como se deu a escolha da ambientação da peça audiovisual. Ela informou, em entrevista ao DIÁRIO DO RIO, que acharam a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores enquanto faziam uma pesquisa de campo pela localidade e que quando se depararam com a estética do lugar, prontamente se encantaram.

Nos deparamos com ela toda monumental, ornamentada e maravilhosa. Era muito parecida com que eles [diretores criativos] tinham desenhado no sentido das paleta de cores. Foi uma paixão a primeira vista. Eu acho que não só a gente escolheu a Igreja como a Igreja acabou escolhendo a gente também” revela Léa.

Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Localizada em uma das partes mais bem preservadas do Rio Antigo, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores se oculta entre as estreitas ruas, sobrados e prédios históricos, quase imperceptível em meio à agitação da movimentada Rua do Ouvidor.

A história dessa edificação teve início modesto, com um simples oratório dedicado à santa. Em 1747, as primeiras obras da igreja foram iniciadas, e sua construção exibiu a harmoniosa combinação dos estilos rococó e barroco, transformando o templo em uma pérola histórica, cultural e devoção à fé católica.

O local ficou fechado por quase quatro anos pela Defesa Civil por conta da queda de um pedaço da sua fachada. E a estrutura externa encontrava-se deteriorada, com pintura desbotada e descascada, enquanto buracos podiam ser vistos em cantos desse centenário monumento.

Diante da ameaça sobre o patrimônio da cidade, empresários e voluntários uniram esforços para revitalizar o templo. Após meses de trabalho árduo, a igreja foi reinaugurada com uma emocionante cerimônia, conduzida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.
A reabertura desse espaço religioso foi marcada por intensa emoção e contou com a presença de autoridades, incluindo o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, além de uma multidão de fieis que encheram o local.

Paco do Ouvidor Banda 'Acquaria' grava clipe na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Banda 'Acquaria' grava clipe na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui