Banda do Ilê Aiyê, bloco afro mais antigo do Brasil, faz show no Circo Voador nesta quinta-feira

Apresentação integra a turnê “Ilê Aiyê: Que Bloco é Esse?”, que segue para Belo Horizonte e São Paulo, incluindo ação formativa com jovens de cada cidade

Foto: Divulgação

O Ilê Aiyê, bloco afro mais antigo do Brasil, desembarca no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (15/09), para apresentar espetáculo comemorativo aos seus 47 anos de música e luta por igualdade racial. O show da Band’Aiyê acontece no Circo Voador, pouco mais de um mês depois de uma participação de sucesso na festa do grupo Awurê na cidade.  A apresentação integra o projeto de circulação ”Ilê Aiyê: Que Bloco é Esse?”, que já percorreu três capitais nordestinas e agora chega ao Sudeste. Os ingressos têm preços populares e estão à venda no link: https://www.eventim.com.br/artist/ile-aiye/ Abertura dos portões: 20h.

O projeto ”Ilê Aiyê – Que Bloco é Esse?” é uma realização do Ilê Aiyê em parceria com a Caderno2 Produções e Multi Planejamento Cultural via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, com patrocínio da Petrobras. O projeto foi selecionado pelo Petrobras Cultural através da chamada de música 2018. Durante a pandemia, o projeto promoveu Oficina de Percussão para Crianças e uma apresentação em Salvador, ambas transmitidas online, retomando no início deste ano as atividades presenciais passando por Aracaju, Fortaleza e Recife.

Quando a performance poderosa do Ilê Aiyê ganhar o palco do Circo Voador, o público vai poder conferir a força musical e a explosão estética de um bloco que revolucionou a luta antirracista na Bahia, no Brasil e no mundo.  No ritmo de surdos e repiques, nos passos da dança afro e no figurino vibrante nas cores vermelho, amarelo e branco, um espetáculo rítmico-musical e visual acontece, mostrando toda a potência da cultura afro-brasileira.

Também conhecido como O Mais Belo dos Belos, o Ilê Aiyê tem na África a sua grande fonte de inspiração. O show é uma mistura de clássicos, a exemplo de “Pérola Negra”, “Negrume da Noite” e “O Mais Belo dos Belos”, e canções mais recentes. “Será um show festivo que faz alusão ao trabalho de 47 anos do bloco, tempo em que o Ilê vem difundindo amplamente a sua mensagem de resistência e valorização da cultura negra por onde passa”, comenta o produtor artístico Sandro Teles.

“A expectativa é grande e das melhores para essa turnê. A pandemia deixou as pessoas com muita saudade de ver o Ilê Aiyê, e os músicos e cantores estão celebrando o fato de poder voltar a trabalhar e se apresentar. Está sendo importante mostrar mais uma vez ao Brasil a força da música afro baiana. A última vez que fizemos uma turnê pelo país foi em 2001, que também teve o apoio da Petrobras. Colocar o pé na estrada de novo nos traz grande alegria”, comenta o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô. Além de Rio de Janeiro, circulação pelo Sudeste inclui shows show em São Paulo e Belo Horizonte.

Em cada cidade, está prevista uma ação de formação de plateia, a partir da interação dos músicos da banda com uma instituição convidada que trabalhe com a socialização e formação de jovens através da arte. 


SERVIÇO:

“Ilê Aiyê: Que Bloco é Esse?”

Local: Circo Voador (Rua dos Arcos, s/n, Centro)

Data: 15 de setembro de 2022 (quinta-feira)

Horário: Abertura dos portões – 20h

Ingressos: A partir de R$ 25

Vendas: https://www.eventim.com.br/artist/ile-aiye/

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui