O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz (PSD) e o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB) se reuniram para definir a aplicação da verba de R$ 5 milhões, destinada ao Fundo Municipal de Saúde, conforme noticiou em seu site.
Bandeira de Mello destinou o montante para a construção de uma Clínica da Família na região de Alcobaça, no bairro Anchieta, na Zona Norte da capital fluminense. O projeto deve beneficiar mais de 50 mil pessoas.
As Clínicas da Família é uma unidade de saúde de Atenção Primária focada em ações de prevenção, diagnóstico precoce de doenças e promoção da saúde. O trabalho da unidade permite a resolução de 85% dos casos dos pacientes que buscam atendimento no local.
Assim como as demais unidades, a de Alcobaça contará com equipe multidisciplinar integrada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, entre outros agentes de saúde.
No local, são oferecidas consultas médicas individuais e coletivas, vacinação, pré-natal e puerpério, cuidados com a saúde bucal, exames de raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma, exames laboratoriais, entre outros procedimentos.