Bandeira do arco-íris será hasteada junto com a dos EUA no consulado

A bandeira do arco-íris, símbolo do orgulho LGBTQI+, será hasteada ao lado da bandeira norte-americana nos dias 1, 2 e 4 de junho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
16ª Parada do Orgulho LGBT - Foto: AF Rodrigues

 A bandeira do arco-íris, símbolo do orgulho LGBTQI+, será hasteada ao lado da bandeira norte-americana nos dias 1, 2 e 4 de junho para marcar o início do mês em que se comemora a luta contra o preconceito e conquistas das pessoas da classe LGBTQI+. 

O Consulado dos EUA no Rio de Janeiro receberá personalidades e ativistas brasileiros da causa LGBTQI+, que elevarão a bandeira colorida ao lado do cônsul e diretor de Educação, Cultura e Imprensa, Paco Perez,  simbolizando a união do Brasil e EUA na batalha pela igualdade de direitos sem discriminação de gênero ou orientação sexual. “Uma das coisas mais incríveis do Rio é a sua diversidade de culturas e pessoas de diferentes origens – muito similar com os Estados Unidos. Hoje, nós erguemos a bandeira do arco-íris aqui e em outros consulados americanos no Brasil e no mundo para simbolizar o dever dos governos em respeitar, proteger e defender a dignidade e as liberdades fundamentais de todas as pessoas“, disse Perez.  

Entre os convidados, estarão representantes da causa, com o coordenador executivo do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI, Claudio Nascimento, a ativista feminista Wescla Vasconcelos, e o ator, dramaturgo participante do Big Brother Brasil (edição 19), Rodrigo França

Confira a agenda do hasteamento:

Dia 1o/6, às 14h 
Rodrigo França 
Articulador cultural, ator, diretor, dramaturgo e artista plástico. Filósofo político e jurídico, atuando como pesquisador, consultor e professor de direitos humanos fundamentais. É ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil. Rodrigo participou da 19a edição do Big Brother Brasil.  

Cláudio Nascimento  
Filósofo e ativista do Movimento LGBTI Brasileiro há 32 anos. É coordenador executivo do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI, diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador no Brasil da Rede Gay Latino.  

Wescla Vasconcelos 
Cearense, atriz, pedagoga e mestranda em cultura e territorialidades na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ativista articuladora do Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro e colaboradora da Casa de Acolhimento LGBT+ – Casa Nem\Rio.  

Dia 2/6, às 14h: 
Pedro Henrique Tavares 
Jogador no Beescats Soccer Boys, primeiro time de futebol LGBTIQ+ do Rio de Janeiro. Sociólogo, doutor em educação pela UFRJ e professor da rede estadual. Colaborador em assuntos de educação na Revista Fórum e na Comissão de Educação da ALERJ.  

Victor Dubugras do Amaral 
Goleiro do Beescats desde 2017, medalhista de prata no Gay Games 2018, em Paris, bicampeão brasileiro e campeão da Copa Sudeste. É educador físico e comunicador.  

Thalita Gelenske 
Fundadora e CEO da start-up Blend Edu, que oferece treinamentos e experiências educacionais para promover diversidade e inclusão em empresas brasileiras. Administradora e mestre pela FGV, em 2019, Thalita foi selecionada para a lista Forbes Under 30 e também pelo Fórum Econômico Mundial para representar a juventude brasileira durante o Encontro Anual, em Davos.  

Dia 4/6, às 14h:  
KK Verdade 
Ativista lésbica-feminista, com 20 anos de atuação nas áreas de direitos LGBT+ e direitos humanos. Doutora em Ciências Sociais, atualmente é diretora executiva do Fundo ELAS+, organização que apoia e investe recursos para o avanço dos direitos das mulheres no Brasil. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bandeira do arco-íris será hasteada junto com a dos EUA no consulado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui