Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram três baleias que encalharam e assustaram banhistas na Prainha, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A filmagem mostra o exato momento em que os animais se debatiam na água. A maioria dos banhistas correm e saem do mar achado se tratar de um ataque de tubarões.
Um outro pequeno grupo de pessoas ajuda as baleias. Além disso, as imagens mostram uma água escura, parecida com sangue, o que teria gerado ainda mais confusão.
No entanto, a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funtec), informou que eram cetáceos odontocetos, espécies de baleias. Uma equipe foi enaviada para resgatar os animais, mas, quando chegou, eles não se encontravam mais no local, provavelmente, tendo conseguido voltar para o mar.
Veja
A galera que estava em Arraial do Cabo se assustou com o mar de sangue, na Prainha, graças a um ataque de cetáceos odontocetos, que são espécies de baleias. Olha o susto da galera fugindo da água pic.twitter.com/LkDy7yQ4tB
— Plantão JF (@OcorrenciasJF) January 1, 2023
Não se trata de sangue, mas fezes que determinadas espécies de animais liberam numa situação de estresse como num perigo, ao estar sendo caçada para conseguir escapar e despistar predadores.