
O Comida di Buteco 2022 conheceu, na noite da última quarta-feira (18/05), seu vencedor no Rio de Janeiro. Trata-se do Bar do David, sediado na comunidade Chapéu Mangueira, no Leme, Zona Sul da capital fluminense. Vale ressaltar que foi o 3º título do estabelecimento em 22 edições do concurso.
O petisco escolhido pela casa para concorrer – e que sagrou campeão – foi o ”Ousadia”, um bolinho de abóbora com ora-pro-nóbis e coco, recheado com camarão. Agora, ele vai para a disputa nacional do concurso, concorrendo com petiscos de outros 21 circuitos em todo o país.
”Tudo que eu tenho eu devo ao concurso. E, neste ano, meu prato é em homenagem à minha mãe, que faleceu há pouco tempo. Foi ela que me ensinou sobre os benefícios da planta ora-pro-nóbis e quero estimular o uso dela, para que as pessoas insiram na alimentação. Estou feliz de levar, mais uma vez, esse prêmio para a minha favela”, celebrou David.
Pódio fluminense
O Bar da David é o único estabelecimento carioca entre os 5 primeiros colocados. Todos os outros são da Baixada Fluminense. Completando o pódio, isto é, em 2º e 3º lugares, respectivamente, ficaram o Pasta da Nonna, com o petisco ”Virando a Laje” (risoto de arroz arbóreo, feito com caldo de mocotó e recheado com carne seca desfiada, bacon, linguiça calabresa, costelinha de porco. Acompanha molho de rapadura apimentada e vinagrete de azeitona), e o Boteco do Teixeira, com o ”Teixeira Apelou!” (creme de bacalhau gratinado, pimentões coloridos, cebola e alho. Acompanha uma deliciosa crostini de parmesão e azeite temperado no alho e bacon). Ambos os estabelecimentos são de Duque de Caxias.

Já na 4ª e 5ª colocações, respectivamente, ficaram o Buteco do Portuga, de Nova Iguaçu, com o petisco ”Próxima Parada: Estação Maxambomba, Vulcão Adormecido” (batata recheada com creme de camarão), e o Carpaccio, de São João de Meriti, com o ”Siri Cascudo” (bolinhos de carne de siri recheados com queijo provolone e empanados em farinha Panko).
