Bar Luiza, a luta dos ex-funcionários do Bar Luiz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Bar Luiza. É isso mesmo que você leu: Bar Luiza. Em 2019, o tradicional Bar Luiz, no Centro do Rio, quase fechou – mais uma vez -, e uma onda de solidariedade tomou conta dos clientes, que se sentiram na obrigação de resgatar o bar, que é símbolo e faz parte da história do Rio. Porém, diante de uma administração ruim, o estabelecimento ”respira através de aparelhos” e, infelizmente, a qualquer momento ele pode fechar.

Um dos meus primeiros empregos foi na Rua da Carioca e, com certeza, o meu primeiro porre foi no Bar Luiz. Mas, voltando o assunto, no final de 2019 alguns funcionários que restaram do antigo bar foram demitidos, porém não ficaram de braços cruzados – muito pelo contrário. Eles se organizaram em um grupo de 6 ex-funcionários e fundaram o Bar Luiza, na Rua São Francisco Xavier, em frente à Igreja de São Francisco Xavier.

Com a mesma pegada de comida alemã – que por sinal estava muito boa -, e também algumas novidades no cardápio, tive a oportunidade de conversar com Emerson, atual gerente do Bar Luiza e que também foi gerente do Bar Luiz, onde trabalhou por 28 anos e foi demitido no último mês ”sem lenço e sem documento”. O mesmo aconteceu com ex-funcionários, que foram demitidos sem receber nada dos seus direitos ainda.

bl foto 1 Bar Luiza, a luta dos ex-funcionários do Bar Luiz
Foto: Divulgação

Mas, mesmo assim, não baixaram a cabeça, entraram no cheque especial, tiveram apoio de um e de outro e fizeram a inauguração do Bar Luiza. Emerson conta que a situação no Bar Luiz estava difícil e que há tempos a maioria dos funcionários tinha mais de uma função – mas isso não mudou muito. Agora, no seu próprio negócio, todos os ex-funcionários do Bar Luiz fazem um pouquinho de tudo no seu bar novo; todos sabem cozinhar, servir, tirar chopp, fazer drink, enfim… O negócio é colocar o barco para andar e não ficar resmungando.

Advertisement
bl foto 2 Bar Luiza, a luta dos ex-funcionários do Bar Luiz
Foto: Divulgação

E o sucesso? Emerson contou que na semana de inauguração foi uma explosão de carinho e visitas dos clientes. O tijucano realmente abraçou com força e toda a mercadoria que tinham comprado para uma semana de trabalho acabou em um dia.

bl foto 3 Bar Luiza, a luta dos ex-funcionários do Bar Luiz
Foto: Divulgação

Deu para sentir na conversa o quanto é dolorido para eles, que por muito tempo passaram por situações adversas no Bar Luiz, terem que largar tudo e tomar o seu próprio caminho. No fundo, eles têm um grande carinho pelo antigo bar e sabem da importância do local para nossa cidade, mas infelizmente a situação ficou impossível. A parte boa é que antigos clientes foram ao local para visitar os amigos e está sendo assim desde o dia que inaugurou. A casa vive cheia a ponto de ter filas de espera.

A tradicional salada de batata, o joelho, as salsichas o croquete, enfim, todas essas comidas tradicionais alemãs e que eram servidas no antigo bar, estão no cardápio do Bar Luiza, inclusive umas novidades que não estavam no cardápio do Bar Luiz e que fazem valer muito a pena conhecer o estabelecimento para descobri-las.

Apesar dos pesares, os antigos funcionários torcem para que o Bar Luiz resista e não feche.

SERVIÇO

Bar Luiza

  • Endereço: Rua São Francisco Xavier, 68 – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
  • Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 00h

Já sabe: Se beber, não dirija. Consumo responsável sempre!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bar Luiza, a luta dos ex-funcionários do Bar Luiz
Flávio Lima é produtor de destilados, cervejeiro caseiro, Beer Sommelier, Bartender especialista em GIN, jurado gastronômico e administra o Instagram Bares cariocas. Triatleta de garfo, faca e copo com mais de 1000 bares visitados, tem um imenso amor pela boemia carioca do Pé sujo até a alta coqueteleira. É usuário de doses nada homeopáticas do líquido sagrado, segue de bar em bar evoluindo e compartilhando a cultura de boteco.
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui