Bar Mangueira, na Barra da Tijuca, amplia horário de funcionamento

O bar, que só abria às quartas e fins de semana, vai passar a abrir às terças e quintas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Estação Primeira de Mangueira, uma das escolas de samba mais conhecidas do Brasil, foi além das fronteiras da sua comunidade e período carnavalesco, e lançou seu primeiro bar fora da comunidade: o Bar Mangueira, um espaço que celebra a cultura do samba e da Mangueira de forma permanente, com uma programação diversificada e inclusiva, que engloba música, decoração temática e gastronomia raiz. A partir desta terça-feira (20/06), o bar, que só abria às quartas e fins de semana, vai passar a abrir às terças e quintas, com novo cardápio temático, repleto de petiscos inspirados nos sambas campeões da Estação Primeira de Mangueira e drinks exclusivos.

Com um investimento inicial de 6 milhões de reais e 685m², tudo foi pensado para que a identidade da Mangueira estivesse presente em cada detalhe do ambiente. O espaço, assinado pela arquiteta Ana Lucia Bortone, é decorado com referências à escola de samba e ao carnaval, como adereços e instrumentos musicais utilizados pelos sambistas. As cores da escola, verde e rosa, são utilizadas de forma marcante na decoração, criando um ambiente vibrante e alegre.

Nosso objetivo era oferecer ao público uma experiência única e diferenciada, independente de sazonalidade e localização. Criamos um espaço que celebra a cultura do samba e da Mangueira de forma permanente, proporcionando ao público uma imersão na cultura da escola e do samba carioca, valorizando a tradição e a história da Mangueira, mas também abrindo espaço para a diversidade e a renovação”, conta Halysson Andrade, sócio da casa.

Um dos aspectos mais interessantes da decoração é o reaproveitamento de materiais utilizados nos desfiles da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, que são transformados em elementos decorativos e expostos no espaço – uma contribuição não só para a preservação da história da escola de samba, mas também para a sustentabilidade ambiental, já que se trata de uma prática de reaproveitamento de materiais que poderiam ser descartados. Outro elemento marcante na decoração do Bar Mangueira é o uso de luzes neon, que contribuem para a atmosfera festiva e moderna do espaço.

Advertisement

Na programação musical, entre as atrações estão escolas de samba convidadas para o espaço do Bar Mangueira, tendo como objetivo promover a troca de experiências entre as escolas e fomentar a cultura do samba.

Fruto da união de dois sócios, Halysson Andrade e Flavio Simões, além da experiência no mercado de entretenimento, a aquisição do Bar Mangueira lembra uma forte ligação histórica com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira.

Essa ligação histórica com a Mangueira também foi fundamental para a seleção das atrações musicais e para a decoração do espaço, que foram pensadas com base nos valores e nas tradições da escola. Frequento a Mangueira desde pequeno, influenciado pelos meus avós, frequentadores da escola desde 1950, quando a Mangueira teve a transferência do Xangô da Mangueira para o Jamelão, frequentando a escola com eles desde os anos 90, quando faleceram. Criei paixão pela comunidade, sou frequentador assíduo, e a proximidade com o ambiente também permitiu uma vivência mais próxima com a comunidade, que é importante para manter a essência da Mangueira presente no bar”, conta Flavio.

Serviço:
Av. Olegário Maciel, 539 – Barra da Tijuca
Programação: Confira no Instagram do bar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bar Mangueira, na Barra da Tijuca, amplia horário de funcionamento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui