Bar Urca vira Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Bar Urca, que fica na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, agora é Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado do Rio. O título foi dado pelo governador Cláudio Castro, que sancionou a Lei 9.877/22, sugerida pelo deputado Gustavo Tutuca, e publicada hoje no Diário Oficial.

História

O bar foi aberto em 1939. Contudo, a grande fase do estabelecimento começou mesmo foi nos anos 1970. Em 1972, a família Gomes assumiu o negócio, na figura de Seu Gomes, lendário dono.

Seu Gomes, português, nasceu em 1916 na freguesia de Chã de Sá, próxima à cidade de Vizeu. Sua proximidade com os clientes foi um fator fundamental para que o Bar chegasse ao status que chegou.

mureta da Urca Bar Urca vira Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro

“Tinha uma coisa no meu pai muito forte que era o dom para lidar com o cliente. Em Ipanema, (no bar Esplendor, do qual também foi proprietário) ele serviu, por exemplo, a família do Ari Barroso. Ele chegou a ser convidado para conhecer o sítio do compositor. Era uma relação que extrapolava os domínios do bar. Nos 25 anos de casado dele e de minha mãe (dona Maria) a metade dos convidados era de fregueses”, contou Armando Gomes Filho, herdeiro do Bar, ao Jornal O Globo.

Advertisement

O pai de Armando teve uma longa trajetória atrás dos balcões cariocas. Até chegar ao bairro da Urca, rodou a cidade. Foi dono do Botafogo Bar Sport Carioca, na Rua São Clemente, de 1936 a 1939. De 1939 a 1945 foi para o Mercado Municipal da Praça XV. Na sua busca pelas melhores oportunidades foi para a Praça da Bandeira, na Rua Barão de Iguatemi, onde um grande bar e restaurante abrigava sete mesas de sinuca. Manteve esse negócio por 17 anos, até 1962, quando cruzou novamente a cidade e voltou ao bairro do primeiro emprego, Ipanema. Lá comprou um bar na Rua Visconde de Pirajá, 550.

thumb IMG 9347 1024 1024x768 Bar Urca vira Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro

Em pouco tempo o ponto ficou conhecido como o “Botequim do Gomes”, famoso pela cerveja super gelada e os pasteizinhos. A explosão imobiliária fez Seu Gomes vender o ponto em 1972. No local foi erguido pelo empreendedor Sérgio Dourado o Shopping 550. Em busca de um lugar tranquilo e bonito, no mesmo ano de 72, Seu Gomes encontrou na Urca o espaço que procurava. Ele gerenciava o negócio com o filho, Armando Gomes Filho e os netos Armando Gomes Neto e Rodrigo Gomes.

banner 1200x800 2 Bar Urca vira Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Seu Gomes virou tema de livro. Ines Garçoni escreveu “100 Anos de Botequim”, que retrata a vida do empresário português. São mais de 100 páginas que registram memórias e momentos históricos vividos por “Seu Gomes”. Até mesmo algumas receitas de pratos criados pelo patriarca são reveladas.

BarUrca SeuGomes Bar Urca vira Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro

Em junho de 2012, aos 96 anos, Seu Gomes faleceu. Ele trabalhou no Bar Urca até o fim, inclusive na semana de sua morte.

No mesmo ano de 2012, o Bar Urca foi reconhecido como Patrimônio Cultural Carioca em título concedido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje em dia, o Bar segue fazendo história no coração do povo carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bar Urca vira Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui