Barcas nas lagoas da Barra e Jacarepaguá terão preço de ônibus e devem transportar 90 mil pessoas por dia

Edital da prefeitura para concessão de serviço foi lançado nesta quarta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução

O edital de licitação do projeto de implantação de transporte aquaviário nas lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá foi lançado pela Prefeitura do Rio, e a proposta é criar 16 linhas que vão transportar cerca de 90 mil passageiros por dia. Quem ganhar a concorrência, inicialmente marcada para o dia 23 de novembro, terá três anos para construir e operar as estações. As orientações a respeito da concorrência estão disponíveis no Diário Oficial desta quarta-feira (11/10). O valor do investimento privado é de R$ 95,3 milhões, ao longo do prazo de concessão, que será de 25 anos. A outorga mínima é de R$ 3,2 milhões.

A ideia é que as linhas sejam implementadas gradualmente, começando pela ligação da estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras e, depois, chegando à Linha Amarela e ao canal de Marapendi. Além disso, há previsão de integração de bairros e pontos de interesse como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico, Península e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas. A tarifa prevista é a mesma dos transportes públicos municipais, com integração tarifária e inclusão no sistema de bilhetagem da cidade.

Diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Lucas Costa acredita que a instalação do novo modal é atrativa tanto para quem usa transporte público quanto para o usuário de carro particular:

“Esse é um importante passo para o transporte público da cidade. Os estudos são claros e mostram que existe uma demanda significativa nos bairros do entorno. A instalação desse novo modal, inclusive, também é uma alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas das Américas e Ayrton Senna”.

Autor da lei que permite a implantação do transporte na região, o vereador Carlos Caiado destacou como o novo modal impactará na redução dos trajetos e na qualidade de vida dos cariocas.

O transporte hidroviário é um sonho antigo e que é possível. O lançamento desse edital é um passo importante. Vai trazer mais qualidade de vida aos moradores, que muitas das vezes levam duas horas em um deslocamento de Jacarepaguá até a Barra. Com o transporte hidroviário, a travessia pode levar até 20 minutos e o melhor é a integração com outros modais como metrô e BRT”, enfatiza o vereador.

Segundo o Poder Público, desde o início dos estudos de viabilidade, a CCPar fez reuniões com moradores da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A população participou ainda de audiência pública na Câmara Comunitária da Barra, em abril, para apresentar propostas. Em março, documentos referentes ao processo foram disponibilizados por 30 dias, durante consulta pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Barcas nas lagoas da Barra e Jacarepaguá terão preço de ônibus e devem transportar 90 mil pessoas por dia

12 COMENTÁRIOS

  1. Esse projeto está como o da NASA e em outros países que gastam “trilhões de dólares anuais” enquanto ser humanos ainda passam fome nos dias de hoje em vários países do nosso planeta….

  2. Parabéns ao Vereador Carlos Caiado por sua sensibilidade em aprovar este projeto!
    A Barra e Jacarepaguá merecem este conforto de mais 1 opção de transporte.

  3. Pra quem mora como eu colada no Canal de Marapendi,é que sei da importância, desta nova modalidade de transporte.Vai ajudar muito a desafogar o trânsito entre a Ayrton Sena e Joá, q está cada dia mais insuportável,um verdadeiro nó na rua.Os moradores da Barra e Jacarepaguá merecem sim, este conforto de mais uma opção de transporte.E viva o Vereador Carlos Caiado,q teve esta sensibilidade em aprovar este projeto.

  4. Que coisa mais inútil, comparado com as reais e urgentes necessidades de transporte público de massa no RJ, fazer transporte fluvial nas lagoas?!?!.. e as barcas RJ-Niteroi, Ilha do Governador-Praça XV, etc continuarão sucateadas até quando ? E o transporte ferroviário (metrô-trens)? O único transporte de massa viável para uma cidade grande como o RJ? continuarão sucateados até quando ?

    • Barcas, Metro e Trens são de responsabilidade do governo Estadual. O que está sob responsabilidade do governo municipal é o BRT, o VLT e os ônibus intra-municipais.

  5. Esse projeto é mto valido e bem vindo e ja chega atrasado, deveria ter sido implantado no pacote das olimpiadas. Mas acho a ligação aquaviaria entre GIG-SDU igualmente importante, não a melhor, porém a mais simples e econômica maneira de resolver acesso ao GIG

    • O projeto da linha 5 para o PAM 2007 muito mais viável considerando q a maior parte da pra ser em elevado está aguardando sair do papel. Seria muito mais rápido e seguro para o usuário do q levar muita mais tempo numa barca sem contar o intervalo entre elas e seja onde o passageiro vai descer na ilha do Governador vai precisar de um outro transporte para se deslocar para o aeroporto. A linha 5 tem o benefício de conectar com a Rod. Novo Rio ainda e passar pelo Fundão e região portuária q cresce.

  6. Esse projeto de barcas faz sentido e vale a pena, ao contrário da ligação entre aeroportos. Deveriam fazer um projeto de urbanização e paisagismo junto com saneamento grande nessa região q tem uma beleza incrível. Como por exemplo se espelhar na cidade de Giethorn da Holanda com seus canais e decisões e pontes. Rio das Pedras, canal do Anil, o Rio q corta a cidade de Deus, Rio camorim, Arroio Pavuna, ao redor do campo de Golfe do Itanhangá e o canal Marapendi poderiam ser modelado e revitalizados nesse mesmo modelo ou mencionado ou algo semelhante! Seria mais um local deslumbrante para a cidade beneficiando os moradores q vivem em condições precárias no canal do anil, Rio das Pedras, Muzema e Cidade de Deus. E claro, o crime organizado precisa ser extirpado.

    • Galeão – Fundão – Santos Dumont via trilhos não faz só todo sentido como é o mínimo que se espera de qualquer cidade grande decente no mundo.

      • Sem dúvida!!! Sou apoiador da linha 5 q era pra estar pronta desde 2007. Não faz sentido uma ligação de barcas como cogitaram fazer. Esperam q tenham deixado de lado definitivamente. A cidade antes de BRT, VLT, Barcas precisa de metrô urgente. Pra mim inclusive deveria ter um projeto de metrô ligando a Estrada do Rio Grande na Taquara até Jardim Oceânico seguindo pela Geremário Dantas e Estrada de Jacarépaguá passando por Tanque, Pechincha, Freguesia, Anil/ParkJacarépaguá, Panela, Rio das Pedras, Muzema e Itanhangá.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui