Bares do Rio apostam em exposições de arte para atrair clientes

Estabelecimentos veem a iniciativa como uma forma dos clientes terem contato com a arte em locais não tradicionais da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Hocus Pocus DNA (Foto divulgação)

Bares do Rio de Janeiro estão variando o cardápio em busca de novos clientes. Mas se engana quem pensa que essa mudança tem a ver com alguma novidade em pratos ou drinks. Os estabelecimentos estão apostando no setor cultural e recebendo exposições artísticas para atrair mais frequentadores.

Os bares Hocus Pocus DNA, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e Al Farabi, no Centro, já recebem mostras de artistas. É uma forma dos clientes terem contato com a arte em locais não tradicionais, como um bar, e poderem curtir as obras sem abrir mão da boêmia carioca.

Os locais têm se tornado, não apenas um ponto de encontro para os apreciadores de cerveja, mas também uma espécie de centros culturais, que resultam em rendas extras para comerciantes e artistas.

O bar Hocus Pocus DNA, na Rua Dezenove de Fevereiro, abriga o projeto “Curadoria”, que dá as boas-vindas à sua primeira artista convidada, Paula Scavazzini, uma profissional originária de São José dos Campos-SP.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Paula já realizou residências artísticas em Paris e Lisboa e sua presença no cenário artístico brasileiro inclui exposições no Museu de Arte Sacra de São Paulo (2023), o Museu de Arte de Blumenau, SC (2016), o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi – MARP, SP (2016) e o Museu de Arte Brasileira – MAB/FAAP, São Paulo (2018).

A filosofia artística de Paula se destaca pela vontade de desafiar as limitações dos espaços expositivos convencionais, buscando lugares menos prováveis para suas obras. Como ela mesma declara:

Sou super a favor de esgarçar as limitações dos espaços expositivos convencionais e levar a pintura para lugares menos prováveis.” Essa mentalidade é evidenciada na exposição “Magia e Malte”, que marca a inauguração do projeto no bar, onde suas obras podem ser compradas.

Além da experiência de apreciar a arte no ambiente descontraído do bar, o projeto também apresenta uma novidade para os amantes de colecionadores. Uma série exclusiva de long necks será lançada, estampada com as obras de todos os artistas que passarem pelo espaço. Dessa forma, os admiradores da “Curadoria” poderão levar para casa um pedaço desse universo artístico enquanto desfrutam de uma Lager fresquinha, unindo a apreciação da arte com o prazer de uma boa cerveja.

Jap o bar e sebo Al Farabi, na borbulhante Rua do Mercado, recebe a exposição “Brasilidade Estampada” da artista Joana Neves. Com a proximidade do Carnaval, Joana selecionou obras que celebram a diversidade e a exuberância da cultura brasileira.

Al Farabi Exposicao Joana Neves credito divulgacao Bares do Rio apostam em exposições de arte para atrair clientes
Al Farabi – Exposição Joana Neves (Foto: Divulgação)

O Alfa Bar, apelido carinhoso do bar, é conhecido por seus encontros culturais, e se transformará em uma galeria de arte, com colagens, pinturas, carimbos e arte digital, a artista convida todos a explorarem a beleza intrínseca da brasilidade estampada em suas obras.

Esta não é apenas uma exposição de arte, mas uma celebração da rica tapeçaria cultural do Brasil. Em meio às tradicionais rodas de samba que o local promove.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bares do Rio apostam em exposições de arte para atrair clientes

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Bares do Rio apostam em exposições de arte para atrair clientes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui