Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel RJ) revelou que 74% dos estabelecimentos do setor esperam um aumento no faturamento durante o Carnaval 2025. O otimismo se baseia na expectativa de um pré-carnaval mais longo, em função da data tardia da festa, e no aumento do turismo no estado.
De acordo com o levantamento, 65% dos empresários acreditam que o crescimento nas vendas pode chegar a 20% em relação ao Carnaval do ano passado, enquanto 9% projetam um aumento ainda maior. Para 16%, o faturamento deve se manter estável, e apenas 6% preveem queda.
Apesar das expectativas positivas para o período da folia, a pesquisa também revelou que a situação financeira de parte dos bares e restaurantes ainda inspira cuidados. O cenário econômico desafiador no final de 2024, com juros e inflação em alta, impactou o setor. Em dezembro, 24% das empresas operaram com prejuízo, 36% obtiveram lucro e 38% registraram estabilidade.
Outro dado que chama atenção é que 13% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses. Dos que conseguiram reajustar, 72% o fizeram abaixo ou igual à inflação, e apenas 15% acima.
“O carnaval traz a perspectiva de um período mais favorável para o segmento. Temos um cenário econômico marcado pelo aumento do número de empregos e também pela alta do turismo no Estado. Essa expectativa é motivo de otimismo moderado, já que ainda há desafios e obstáculos a serem superados”, ponderou Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.
A pesquisa também revelou que 33% das empresas do setor possuem dívidas em atraso, principalmente impostos federais (61%), impostos estaduais (42%) e empréstimos bancários (42%).