Barra da Tijuca ganha exposição de obras abstratas de quatro pintores contemporâneos

‘Desde Sempre’ reúne trabalhos dos cariocas Bob N, Patrícia Porto, Gustavo Matos e Sofia Rocha, com curadoria de Paula Boechat

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Traços abstratos e de cores fortes são o fio condutor da exposição ‘Desde Sempre’, em cartaz na Galeria Pop Up do Espaço Cultural do Itanhangá, na Barra da Tijuca. A mostra é uma ode à pintura e reúne cerca de 20 obras de quatro cariocas, mesclando os trabalhos já consagrados de Bob N e Gustavo Matos, com as telas de Patrícia Porto e Sofia Rocha, novos nomes da cena das artes plásticas. A curadoria é da artista Paula Boechat, conhecida por sua trajetória internacional e que assume a função pela primeira vez.

“A pintura é a forma mais antiga que o ser humano encontrou para expressar e configurar a vida. Desde sempre pintamos, desde a pré-história. Espero que os visitantes se deixem encontrar nas formas pictóricas e se rendam às cores, que estão lindíssimas”, afirma Paula.

Com passagens pela Bienal de São Paulo, de Liverpool e pelo MAM, Bob N, que também é professor no Parque Lage, tem como característica a cor azul marcante, uma referência à natureza, que surge de forma abstrata e leva o visitante a um passeio pelo horizonte de suas telas retangulares. Em seus últimos trabalhos, utilizou IA no processo de criação para desenvolver algumas imagens. Já Gustavo Matos, que também é baterista e participou da cena underground do Rio nos anos 1990, traz sua experiência urbana para as telas, explorando a marginalidade característica das cidades, e misturando referências típicas brasileiras, como as bandeiras de Volpi, ao expressionismo abstrato norte-americano.

Advertisement

Patrícia Porto e Sofia Rocha apresentam, cada uma à sua maneira, a força expressiva do feminino. Com uma palheta em que o rosa é prevalecente, Porto resgata em suas telas a temática do erotismo e do prazer, que sempre esteve presente em sua trajetória artística. Para ela, a pintura é um “antidepressivo em forma de pincel”, e suas linhas têm uma dimensão de cura para si própria. Novo nome da cena, Sofia Rocha, que estuda Artes Visuais na UFF, transita entre a mancha e a linha, e o pictórico e o gráfico. Em seu trabalho, as ondulações em cores vibrantes, como em vermelho e amarelo, contribuem para criar um movimento intenso e parecem trazer uma pista sobre o fluxo do pensamento da artista.

“A mostra exalta a arte abstrata contemporânea e traz obras de várias gerações do Rio, cada artista com suas características e subjetividades próprias, mas todos com expressiva força pictórica ”, afirma Bob.

A abertura da exposição contará, ainda, com performances dos músicos Alex Zhem (sax tenor) e Marcos Campello (trompete). Neste dia, haverá visitas guiadas com os artistas e a curadora. A expografia é de Bianca Leite, e a exposição fica em cartaz até o dia 11/07. A Galeria Pop Up é dedicada à arte contemporânea e faz parte do Espaço Cultural do Itanhangá, inaugurado em fevereiro e que também abriga o Bananeira Jazz Club, com apresentações todas as quintas-feiras.

Serviço
Desde Sempre
Data: até 11/07
Galeria Pop Up – Espaço Cultural Itanhangá: Estrada da Barra da Tijuca, 1636
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Barra da Tijuca ganha exposição de obras abstratas de quatro pintores contemporâneos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Barra da Tijuca ganha exposição de obras abstratas de quatro pintores contemporâneos
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui