Barra da Tijuca passa por modernização de semáforos

As principais vias que serão beneficiadas são as avenidas das Américas, Luís Carlos Prestes, Abelardo Bueno e Salvador Allende

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgaçao

A troca dos equipamentos e materiais semafóricos já começou a ser realizada com o objetivo de reduzir os apagamentos dos sinais, as falhas de comunicação, o vandalismo e os furtos, que aumentaram na região da Barra da Tijuca. As principais vias que serão beneficiadas são as avenidas das Américas, Luís Carlos Prestes, Abelardo Bueno e Salvador Allende.

O total de furtos da cidade, em 2023, registra 2.939 casos. A Barra foi responsável por 1,4% deste montante. Já em 2024, até o mês de abril, são 1.195 casos totais, sendo 5,3% apenas na Barra, gerando aumento de 278% na comparação entre os dois anos.

A modernização dos equipamentos está sendo realizada por etapas e vai contribuir para a diminuição destes dados, e a ocorrência dos sinais apagados ou em amarelo piscante. Está em andamento também a substituição de controladores e a atualização tecnológica do parque semafórico para melhorar a comunicação com o Centro de Operações Rio (COR).

Advertisement

Além da estabilização da rede elétrica com a locação de nobreaks, que vão garantir o funcionamento dos semáforos quando houver falhas de energia elétrica da concessionária local, por ao menos 3h. Em 2023, houve, em média, cinco ocorrências de falta de energia elétrica por mês na Barra. E, em 2024, já são oito ocorrências mensais, em média. Todas estas medidas vão colaborar com a organização do trânsito e a segurança viária.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Barra da Tijuca passa por modernização de semáforos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui