Em 1988 houve um plebiscito para decidir se a região da Barra da Tijuca se tornaria um município e após 34 anos a emancipação da Barra volta a ser discutida. Existe um movimento, de aproximadamente 300 pessoas, liderado pelo jornalista Roberto Monteiro de Pinho, presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa, com o apoio de Donato Velloso, presidente do Instituto Lagoa Viva.
Roberto Pinho afirma, ao O Globo, que a Barra está abandonada,“o que deveria ser o legado olímpico teve verbas desviadas para a Baía de Guanabara. Além disso, o número de assaltos é crescente. Não temos segurança. Não temos um hospital público de ponta. O BRT não funciona. E, no entanto, a Barra é a região do município que mais arrecada dinheiro. A prefeitura não está cumprindo a sua parte”, justifica Pinho.
O grupo planeja realizar em agosto uma série de debates na sede da OAB Barra para discutir a emancipação. Roberto alega que por causa das eleições em novembro, nada oficial será feito este ano, mas espera que haja um novo plebiscito sobre o tema no fim de 2023.
Delair Dumbrosck, presidente da Câmara Comunitária da Barra, diz que tanto ele como a entidade são contra o movimento. “Eles não sabem nem quantos habitantes residem na Barra. Não têm embasamento nenhum e nem justificativa para pedir uma emancipação. A Barra faz parte do Rio”.
Não vejo razão para a Barra da Tijuca se tornar um município, porém sou a favor que todos os bairros que possuem sub-bairros se tornem municípios, tais como: Campo Grande, Ilha do Governador, Jacarepaguá e Santa Cruz.
Egoísmo dessa elite nojenta que não pode ver pobre passeando na Barra, mas para trabalhar a seu bel prazer, ah isso pode.
Só vou dar uma notícia que vai desanimar essa gente: há 10 anos que não é criado município no Brasil. E não será agora que vai criar porque políticos, nesse ponto com razão, não tem vontade.
Em mais uma demonstração da soberba típica da Miami carioca, o Sr. Roberto Pinho nos presenteia com um hilariante non sequitur. Se a violência urbana, o desvio de verbas, a falta de hospitais e o abandono do poder público justificassem uma emancipação, o Rio de Janeiro inteiro seria desmembrado em pequenos feudos. A distinção da Barra é que seria o primeiro município oficialmente miliciano do país.
Eu sou totalmente a favor. Segregação SIM!!!
é sempre o mesmo conto do vigário: estamos abandonados, vamos nos emancipar para melhorar a condição da nossa região. É só olhar para os municípios da baixada fluminense e ver se a municipalização serviu mais para trazer benefícios a população ou criar uma estrutura de poder para benefício apenas de um grupo político. Ideia ridícula!!!
Isso é só pra aumentar mais um Prefeito e um vice, uma câmara de vereadores e todos os penduricalhos e sorte de servidores públicos para Prefeitura Municipal da Barra da Tijuca. Aí não tem contribuinte q aguente
Concordo 100% com o presidente da CCBT Delair,e com todos que comentaram ue a emancipação da barra não será boa e não reflete a vontade dos moradores. a Barra tem uma subprefeitura, e a ela é que as reinvindicações devem ser levadas. A emancipação da Barra será mais um cabide de empregos. Totalmente desnecessária. A Barrada Tijuca não melhorará em nada com qualquer emancipação. ao contrário.
Chega de Prefeitura! Só serve para retirar dinheiro dos contribuintes para si. Precisamos acabar com uma série de Prefeituras que não se sustentam sozinhas e que dependem dos fundos dos Estados e União. Precisamos de serviços e não de políticos e de funcionários públicos e assessores para consumirem o é arredado do pobre contribuinte.
A Barra reclama do que? O Prefeito festeiro só investe por lá. Ignora a Zona Sul e a Zona Norte.
ROBERTO MONTEIRO DE PINHO está equivocado ao defender a Emancipação da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá em relação ao Município do Rio de Janeiro. EMANCIPAÇÃO ADMINISTRATIVA NÃO É SOLUÇÃO!
Alguns Municípios do Estado do Rio de Janeiro fizeram isto no passado e o resultado não foi nada bom. As áreas emancipadas mantiveram a má qualidade urbanística e econômica. A solução dos problemas da Barra da Tijuca e do Recreio passa pela ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES LOCAIS à Câmara Municipal da Cidade, isto para que esses representantes pressionem a Prefeitura em prol das melhorias e investimentos na infraestrutura urbana.
Caso ocorra um novo plebiscito, a tese da Emancipação será derrotada.
É uma ideia simplesmente ridícula!!!
Quem acha que a Barra vai ter autonomia fiscal para sobreviver está muito enganado. Será mais um município falido do RJ…
Como é que se fala mesmo??? Os incomodados…
kkk
Tá na hora da zona oeste se libertar desses bandidos políticos que só fazem pela zona sul e centro. É só marcar o plebiscito da Barra com os bairros de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, e fazer a votação. Ninguém dessa área guenta mais esses prefeitos e vereadores que roubam a cidade pra aplicar o dinheiro em Miami. É um absurdo!!!
Na Zoeste so tem gente fina e honesta ne?
Absurda essa ideia elitista de apartar a Barra da Tijuca do Rio de Janeiro. A Barra é dos cariocas e não dessa pseudo elite do Apartheid. Não muito distante quiseram mudar o mapa geográfico para retirar a Barra da região oeste assim como já tentaram o Apartheid com outro plebiscito. Vergonha!!!!
A única coisa que vejo na vontade da emancipação do bairro é egoísmo e soberba. Não pensam na coletividade, somente no próprio umbigo. Apesar de ter morado muito tempo na Barra, conheço bem a maior parte da cidade do Rio. O Rio arrecada o suficiente para suprir as necessidades de todos os bairros. O problema é a corrupção e parcela da população acreditar ser melhor e mais merecedor que os demais.
O cara achar que essa fantasia de a Barra virar município ia reduzir a criminalidade só pode ser coisa de louco. A polícia é estadual. As pessoas iriam atravessar para o município da Barra com a mesma facilidade que atravessam para Niterói, Nova Iguaçu, Itaguaí, etc. Nem a cidade do Rio existe mais. O que é existe é a Metrópole do Rio, que circunda toda a Baía de Guanabara. Criar municípios não muda a realidade metropolitana. O Rio deveria era acabar com os 21 municípios da baía, e criar um Metro Rio de Janeiro, a exemplo do que foi feito em Nova York e Toronto, que se uniram com os municípios vizinhos para formar uma única cidade.
Jorge, você tem toda razão. O que precisamos é unificar os municípios para criar economia de escala.
A emancipação é uma visão extremamente egoísta desse pessoal, os recursos de locais como a barra e recreio devem ser distribuídos sim aos outros bairros que normalmente são os bairros das pessoas que se deslocam até lá pra poder trabalhar. A emancipação da barra só vai empobrecer mais ainda os bairros dos trabalhadores de lá! Nada mais justo! Só falta ter o safado de um prefeito decente. Mas acreditaram na globo e botaram esse merda aí! Agora percebem que Crivella foi melhor em tudo que o Paes, o maior investimento da história da saúde foi na gestão dele, transformou as dividas que as empreiteiras tinham com a cidade (dinheiro desviado) em recursos pra o término da construção e modernização do BRT! Infelizmente os tapados cariocas só querem saber de samba e pagode, então um prefeito cristão não os interessa! Enquanto carioca só quiser saber de bagunça a cidade será uma zona!! A cidade é o reflexo do que é o seu povo! Bagunceiro e desordeiro!
Esse negócio de transformar a Barra em município é mais uma jogada dos espertalhões que querem se fazer de vítimas pra mamar nas tetas do povão, criando cargos pra amigos e aumentando o número de vereadores e seus apadrinhados políticos.
Ano de eleição para a presidência do Brasil que está um fervo só, muitas máscaras caindo, com a agilidade de informações que a INTERNET promove, esses mentores de plano tão surreal e totalmente imoral, devem ser pesquisados na ponta dos dedos e teremos a razão dessa idéia de mais um ataque aos cofres públicos. Donato Velloso que se diz presidente de algo chamado Lagoa Viva, de quem se trata? De onde veio? Qual a sua formação? Só temos a certeza que a cada dia essa mesma Lagoa está morta por já ter se tornado um grande esgoto com a falta de saneamento básico na Barra da Tijuca. Uma vergonha internacional a ponto de uma das etapas do campeonato de Surf internacional, que ocorria em frente ao PEPÊ, dando visibilidade mundial as nossas praias, foi transferido para Saquarema para que os participantes não se contaminarem com o esgoto vivo que desemboca na Praia dos Amores. Vergonha internacional. PESQUISEM ! A INTERNET É CONHECIMENTO E CONHECIMENTO É O PODER QUE EMANA DO POVO !
Esses papos dê emancipação, dê tempos em tempos entra em alguma pauta, isso acontece sempre com alguns espertalhões dê campo grande quê,vira e mexe sempre vêm com essas conversinhas dê, emancipação, geralmente é conversa dê forasteiros infiltrados no Rio dê janeiro, quê querem ser donos do Rio,o carioca nativo não propõe, uma imoralidade dessas ou seja uma proposta indecente, é simples resolver, não é não, dê Sta Cruz ao Leme é e sempre será Rio de janeiro capital,os incomodados, e aproveitadores quê não estiverem satisfeitos arrumem suas malas se desloquem até o Tom Jobim e boa viagem, deixem o Rio de janeiro, pára os cariocas nativos, quê apesar do prefeito malandro quê diz amar o Rio de janeiro e o governador paulista, quê impõe todos tipos de dificuldades ao povo carioca, ainda assim nós amamos essa terra, Srs inconformados, um conselho,metam o pé.
A Barra é mais um bairro do Rio,se fosse para emancipar Campo Grande tem um potencial muito maior que da Barra, mas cada um tivesse essa ideia a cidade do Rio de Janeiro iria ser só o centro.
Santa Cruz,Sepetiba, senador camará, Bangu,Jacarepaguá,Barra da Tijuca…são zona oeste
Falta do que fazer e do que falar!!!!!
Entra em contato que esses 300 moradores eu transformo em 30.000!!!!
Minha casa foi a primeira do Jardim oceânico… (Relíquia)
Nós “das antigas” estamos 100% a favor…
Me fala que eu espalho a notícia….
GRAÇAS A DEUS…
Eu concordo plenamente, moro na Barra a 37 anos, nasci lá na verdade.
Nós que sempre moramos na Barra somos a favor….
Sempre foi um bairro tranquilo, aonde podíamos andar de madrugada e crianças brincando sem preocupação….
A chegada dos emergentes acabou com isso.
O metrô destruiu o jardim oceânico…. Hoje só tem cracudo na rua…
Lamentável um lugar lindo e tranquilo se transformar nisso que está hoje…..
Os parasitas estão de olho em cargos políticos.Pode acreditar que nenhum problema que existe hoje será resolvido com emancipação. Era melhor pedir independência do Brasil.
Pois é, ninguém caiu de paraquedas lá na prefeitura. Continua votando em eduardo paes e nos políticos de esquerda. Quem sabe um dia vcs aprendem, eu acho que não, mas vai que! O Rio de Janeiro merece.
BRT/VLT
Já está o Paes colocando as manguinhas de fora. Eletrificação e trilhos sempre foi o projeto desde o início, não só na Barra mas em todo o Rio de Janeiro devido ao compromisso que tem com empresas chinesas que trabalhou junto, e com o governo chinês, já que não existe empresas privadas na China.
Falando de emancipação.
A Ilha do Governador tentou isso e não conseguiu.
O que a Ilha tinha e apresentou para sua subsistência?
Área territorial identificável
Terminais de embarque e desembarque de petróleo da Petrobrás e outras empresas privadas como Texaco, Shell e na época Esso.
Estaleiro Naval de grande porte.
Aeroporto Internacional
Pequenas e médias indústrias
Bom comércio
Residências com encargos de IPTU de médios para autos.
Usava-se o mesmo argumento que era verdadeiro como utilizam na Barra, na época o bairro consumia a duras penas 28% do que arrecadava.
Infelizmente para quem torce por uma emancipação, isso não vai dar em nada. Tem que apertar seus políticos, deputados, vereadores e prefeito, que é o malandrão, expertalhão maioral a investir o que o bairro merece, e queiram ou não queiram, ele se valoriza mais sendo um bairro da Cidade do Rio de Janeiro, um lugar de carioca, de gente que ama esse lugar e não fala mal.
Derrotada é a vida de cada negacionista, seja feliz e dê valor ao que tem. Ande por aí e veja quantos gostariam de estar, frequentar, morar aqui.
Cidade Maravilhosa.
O barrense se acha mto né?! Um bairro sem história, sem cultura, que tem um estátua brega da liberdade, mal tem um metrô e quer ser município?! Hahaha
Gostaria de parabenizar os autores intelectuais dessa fantasia. Com certeza o final da contas, é a ganância de poder. Olha o custo de criação desse suposto Município. O Brasil tem excesso de município que já deveriam voltar a ser distrito ou bairro. Vide Arraial do Cabo e Iguaba Grande.
Sou totalmente a favor da emancipação. Vivenciei o ano de 1988, de lá para cá, caso tivesse emancipado, muita coisa teria mudado.
Eu participei do movimento de 1988 para emancipação do bairro. Fui contra a esse absurdo. Não tem condições nenhuma de se tornar municipio, tem que crescer muito ainda para tal feito.
Acredito e acho justa a preocupacao dos moradores. A barra da tijuca cresceu muito, reduto de mansões gigantescas, a arrecadação de IPTU extrapolou os limites. Enquanto isso, ma Zona sul com aqueles predios de 70, 80 anos cheirando a mofo tiveram seus IPTUs reduzidos por conta da depreciação do valor venal , na medida em que os anos se passaram. Hoje voce encontra apartamentos na Zona Sul com IPTU mais baixos do que um apartamento recem-construido na Zona Norte, por exemplo. Pois se prevalecem da lei municipal que descresce o IPTU na medida em que o imovel vai ficando muito velho, ou esteja localizado perto da Rocinha ou alguma area de risco. O grande problema é que a arrecadação de IPTU da barra está a maior da cidade e a populacao não vê guarda municipal nas ruas, circuito de cameras de seguranca da prefeitura como é disponibilizado na Zona Sul. O setpr de transporte também precisa ser ampliado para dar conta do crecimento do bairro e tudp que se vê é o dinheiro do IPTU sendo aplicado em outras regiões da cidade. Até hpje a Barra e Recreio não ganharam um hospital de porte, dependem do Lourenço Jorge, que mais parece um posto de saúde de tão pequeno. O canal da barra que há anos recebe promessa de limpeza também continua na mesma situação. Enfim, enquanto isso condomínios imensos na Barra e Recreio surgem, mansoes de artistas, jogadores de futebol, empresarios… o Shopping mais caro do Rio de Janeiro recolhendo aberrações em impostos Enfim, a preocupação em municipalizar é correta no sentido de que caso ocorra, os moradores da Barra e Recreio realmente irão ver o retorno de seus imppstos ao invés de continuar observando o bairro abandonado e ver o imposto sendo gasto com eventos na zona sul, sistema de cameras e monitoramento etc. Ate porque a Zona Sul está em decadência, basta você observar a quantidade de proprietarios de apartamentos alugando quartos pra conseguir pagar condominio e IPTU. Enfim, acredito que a reivindicação é genuína pois Barra e Recreio tem orçamento robusto que justifique municipalizacao, mas tem que tomar cuidado pois a criacao de estrutura politico-admnistrativa, com vereadores, etc, iria ser uma conta pesada com mamateiros (ainda mais) pros moradores da regiao sustentar.
Um bando de loucos, a Barra não é o maior arrecador da Cidade, Jacarepaguá sim, em especial.a Curicica onde fica o segundo polo industrial do Estado, e a Constituição diz que um Município ter que ter limítrofes com pelo menos 2 Municípios, teriam que emancipar de Guaratiba até a Barra, por que nós de Jacarepaguá não queremos.
A Barra é o PARAÍSO do mundo e pessoas humildes não têm conhecimento que várias padarias ao lado e bem frequentadas. Não moro na Barra mas maior orgulho da minha vida. O início da Barra chama Jardim Oceânico e o lugar mais CARO da América Latina. Não moro e entrei em depressão ao sair da Barra, mesmo mirando bem, na zona Sul, em Ipanema, bairro nobre também. Mas só dei opinião pq concordo e metrô para Jardim botânico pq meu filho estuda lá é morador já me disse q é para proibir pobre de ter acesso ao bairro. Sempre morei bem mas pela locomoção. Barra tem até ônibus. JARDIM BOTÂNICO só de carro. Abaixo assinado.
Kkkkkkkkk piada desse cara né? Vai ter que emancipar todos os bairros do Rio de janeiro então, nada funciona e cada uma viu!!!
Totalmente contra …
O municipio iria separar o Rio de Janeiro, depois da Barra do Recreio em diante a gente entraria no Rio de novo, teria que usar passaporte??
Só sou a favor se Itanhangá, Barrinha, Joatinga, Rio das Pedras, Recreio dos Bandeirantes, CDD, Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim, Teixeiras, Santa Maria, Pau da Fome, Rio Centro, toda a Região do Grumari e todos os bairros de Jacarepaguá, incluindo Vila Valqueire e Praça Seca fizerem parte do “utópico” município. Fora isso é conversa fiada.
Olha que maravilha? Junto com o novo município vem todos os penduricalhos juntos Prefeito.. vice.. uma penca de secretárias… Câmara de vereadores… Toda máquina pública ineficaz para o contribuinte bancar.. segurança pública e dever do Estado não do município arruma outra desculpa.
Típico do morador da Barra que se aperta todo para morar num bairro caro que você não consegue nem comprar um pão se não tiver carro. Tem gente ali que deixa o salário todo em financiamento (talvez alguns paguem condomínio). IPT caroU? Tudo inadimplente. Deve ser por isso que querem hospital público melhor e BRT. Na real? Quem tem dinheiro de verdade nunca escolheria morar no Rio. Essa cidade acabou faz tempo e os moradores da Barra votaram sempre em peso no atual coveiro.
A Barra da Tijuca pertence a baixada de Jacarepaguá. A barra não tem nada pra virar município, não se sustenta. Já Jacarepaguá tem empresas de grande porte. Tem que fazer melhorias nos bairros e não inchar a massa pública. Querem inventar pra roubar mais, não vê o Eduardo Paes querendo transformar o brt em vlt? Isso vai funcionar? Claro que não. Só querem roubar
Verdade, não adiante o BRT virar VLT se o social no entorno continuar a mesma coisa só reproduzindo marginais e jovens sem perspectiva, sem contar o traçado da Transcarioca pelo menos 80% dele segue o traçado do projeto da linha 6 do metrô Alvorada X Galeão, projeto de décadas atrás q faria uma importante conexão com a linha 2 em Irajá. O Rio precisa de metrô pra ontem. Antes de se pensar wm BRT q tem q ser terminado o Transbrasil e em VLT, é necessário investir em metrô urgente. Linha 4 original Alvorada X Carioca ou região portuária via Jardim Botânico, fechamento do anel da linha 1 ligando Uruguai a Gávea pelo maciço da Tijuca, linha 2 independente da Estácio a Praça XV passando pelo Catumbi, Praça da Cruz Vermelha e Carioca. Todos projetos de décadas podendo ser implantados em poucos anos o da linha 1, 2 e 4 pelo menos.
Estou 100% de acordo
É barra da Tijuca e não de Jacarepaguá kkkkk
A Barra da Tijuca pertence a baixada de Jacarepaguá. A barra não tem nada pra virar município, não se sustenta. Já Jacarepaguá tem empresas de grande porte. Tem que fazer melhorias nos bairros e não inchar a massa pública. Querem inventar pra roubar mais, não vê o Eduardo Paes querendo transformar o net em bit? Isso vai funcionar? Claro que não. Só querem roubar
Tendo em vista que, até hoje, o Congresso Nacional não editou lei complementar dispondo sobre o período
dentro do qual poderão ocorrer alterações na estrutura de Municípios, conclui-se que, atualmente, esses
entes federativos não podem ser criados. Ou seja, discussão inútil
É impressionante a agonia pelo poder , não interessa se tenho dinheiro ,o que me faz falta é o poderrrrrr.
É impressionante a agonia pelo poder , não interessa se tenho dinheiro ,o que me faz falta é o poderrrrrr, raça escrota.
Odeio esse bairro, Barra da Tijuca, lugar sem graça , com tudo distante uma coisa da outra, um bairro que te obrigada a ter carro pra morar e celeiro de gente arrogante, um bando de pobres sem espírito e sem cultura , um bairro sem glamour, tudo gente emergente , nunca vão ser igual a Zona Sul , trabalho na Barra e odeio
O senhor Roberto Pinho quer um hospital público de ponta… kkkkkkkkkkkkk. Algúem diz a ele que hospital público e BRT não funciona pra ninguém e de nenhum bairro do RJ.
Só os políticos de carteirinha defendem tal ideia, pois miram na infra estrutura municipal que será montada, prefeitura, câmara de vereadores e mais outras benesses. O custo de tal compensa?
Foi a elite da zona sul e Barra da Tijuca, quem elegeu, de novo, esse moleque Paspalho ,fanfarrão. Agora que comam as sobras.
Se bem que se ele “faz” alguma coisa por essa cidade, é sempre pela zona sul. Em que vai melhorar a barra se for mais um município? Nada! Visto que os políticos são os mesmos. Vocês é que deveriam aprender a defender seus direitos e cobrar dos seus eleitos.
Já que é assim então deveria se seguir a lei, já que nesse caso não foi plebiscito mas uma decisão:
Bairro de Campo Gramde na vdd é uma cidade.
Lei número 1.627, de 14 de junho de 1968, projeto do deputado Frederico Trotta. O governo do estado da Guanabara, faço saber, que a assembléia legislativa do estado da Guanabara aprovou o projeto de lei número: 181, de 1967 e eu promulgo, de acordo com o artigo 26, 3°, da constituição do estado, a seguinte lei: Art. 1° – É reconhecida como “Cidade” a localidade de Campo Grande, passando a denominar-se Cidade de Campo Grande. Art. 2° – Esta Lei entrará em vigor, na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Rio de Janeiro, 14 de Junho de 1968 – 80° da república e 9° do estado da Guanabara. Francisco Negrão de Lima, Álvaro Americano, Arnaldo Salgado Mascarenhas, Gonzaga da Gama Filho, Althemar Dutra de Castilho, Humberto Braga, Cotrin Neto, Raymundo de Paula Soares, Hildebrando Monteiro Marinho, Luiz de França Oliveira, Augusto do Amaral Peixoto, Dirceu de Oliveira e Silva, Victor de Oliveira Pinheiro e Lecy Neves”
Me poupe! Um bando de metido desocupado que só por morar na Barra da Tijuca se acham melhor que o restante dos moradores do Rio! Não é só a Barra da Tijuca que está abandonada, a ZN está abandonada a MUITO MAIS TEMPO que a ZO/Barra da Tijuca, e nem por isso vocês pensam que os moradores da ZN merecem também serem vistos. Barra da Tijuca não tem nada que virar município, bando de babacas!
Cada cachorro lambe sua caceta meu amigo…
Começou a palhaçada! Virar municipio não vai melhorar em nada. Deveria é agir, cobrar… A região tá melhor que o resto da cidade. Reclama de barriga cheia!
Virar municipio vai ter mais despesa. Vai ter gasto com prefeito, vice, vereadores, secretários e milhares de assessores. Nego só pensa em si, e não na real necessidade! Elegeram Eduardo Paes de novo pra quê? Ele faz parte dos esquemas. Para de palhaçada com essa de município. A gente tem que cortar o gasto, e não arrumar formas de gastar mais. Se junta pra cobrar à Prefeitura.
Verdade concordo com a Fernanda
Totalmente de acordo. O que falta na população carioca é a VONTADE de cobrar o que lhe é devido. Todos NÓS aceitamos o que eles, políticos, nos empurram goela abaixo e nada fazemos.
A pergunta é com quantos pobres se faz um rico? Certamente essa intenção corre por trás de uma cortina de fumaça, que tem por objetivo ludibriar a população de Campo Grande , Santa Cruz e adjacências e certamente vão querer puxar a brasa para o seu peixe, tornando os bairros citados como parte desta ardilosa empreitada, que por fim acabará por tornar a Barra sem dúvidas num bairro melhor em detrimentos dos bairros pobres ,ricos em arrecadação,pelos volume de habitantes e pelas várias indústrias da região.
É lamentável constatar que a população mais pobre é sempre manipulada para manter o status quo dos ricos.
Verdade concordo
Quem mora na Barra da Tijuca nem usa BRT e hospital público. A desculpa não colou!
Quanto ao legado olímpico e a falta de segurança (chamem o síndico: -Tim Maia!), procurem a associação de moradores. Vamos trabalhar?!
Bem observado! A maioria ali tem carro. O cidadão quer desculpa pra gastar com prefeito, vereador etc.
Não justificativa para isso! O problema da Barra é o mesmo de toda a capital e Região metropolitana: Socialismo do atraso e proteção aos bandidos e narcotráfico, e irmandade promíscua com empresas rodoviárias, onde foram feitos BRTs no lugar de l8nhas de metrô como a linha 6 Galeão X Alvorada.
O Rio está em guerra a décadas e precisa de uma GLO com liberdade para as forças armadas e policiais agirem e implantar projetos de reurbanização das comunidades, cursos de qualificação de todos sorte e apoio ao empreendedorismo do local.
Palhaçada desnecessária, tanta coisas para se fazer e melhorar e esse povo querendo inventar.
Não precisa a Barra se emancipar, basta voltar o estado da Guanabara. Seria bom para o município do Rio e bom para o estado do RJ.
Eu já vou avisando que voto contra.
Não tem sentido defenderem uma aberração dessas, criando município e toda uma estrutura em região porque seus moradores simplesmente assim desejam. Na verdade, por se verem diferenciados, isso racismo (camuflado).
Tudo é racismo agora. Só terão direito a voto moradores da Barra.
Voto a favor.
Todos querem o Filet mignon e os municípios mais pobres que se danem.
É o que está no fundo disso tudo é fazer política, cabide de empregos para familiares, desvios de recursos e tudo o mais que, infelizmente, já conhecemos.
já pensaram se a moda pega? kkkkkkk
Praticamente falta do que fazer, se depender de Edu Pães já sabe.
Necas de pitibiriba. Somos um país que adora socialismo e por isso mesmo devemos praticá-lo: manter a Barra da Tijuca junto do município da capital para que continue sempre fazendo o que sempre fez: doadora líquida de recursos para que outros bairros possam se beneficiar disto. Pare de chorar, Barra da Tijuca: continue pagando seu IPTU e TCL sem chorar, por favor. Aguardarei daqui de Ricardo de Albuquerque o uso dos dos seus dinheiros.
Podia focar todos esses esforços para fazer campanha pela desfusão, chega de ser afundado eleitoralmente pelo reacionarismo da baixada fluminense e do interior. Estado da Guanabara já! Como jamais deveria ter deixado de ter sido.