Barra da Tijuca terá ‘bairro planejado’ com arquitetura, arte, lazer, segurança e muito verde

Cidade Arte Barra, da construtora carioca Calper, será lançado em fases, com abertura de vendas do 1º condomínio neste sábado (28/10)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cidade Arte Barra, construído pela Calper - Foto: Diuvlgação

A região da Barra Olímpica acaba de receber o Cidade Arte Barra, bairro planejado da construtora carioca Calper, empresa reconhecida por seus complexos imobiliários de sucesso na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O projeto, desenvolvido pelos arquitetos Juliana Gomes, Casé Lima e Sergio Klein, reúne arquitetura, arte, lazer diferenciado, segurança e muito verde, e ficará próximo ao Shopping Metropolitano, na Avenida Abelardo Bueno. Com potencial para mais de duas mil unidades que serão construídas em terreno de 130 mil metros quadrados (m²), o Cidade Arte Barra será lançado em fases.

O Arte Jardim Residencial será o primeiro condomínio do novo bairro planejado e terá abertura de vendas neste sábado, dia 28/10. E, mesmo antes do lançamento, mais de 1.200 famílias já conheceram o apartamento decorado disponível no lounge de vendas, no número 600 da Avenida Ator José Wilker, na Barra da Tijuca. Quem visita o local tem a oportunidade de ter uma experiência, via óculos de realidade aumentada, de como será viver no bairro planejado.

”Desde menino sou apaixonado por arquitetura e design. Olhava as casas e os prédios no bairro onde cresci e me perguntava: por que eles são todos iguais e sem identidade? Desde então busco quebrar o estado comum das coisas, trazendo algo realmente novo para o Rio de Janeiro. E tenho cumprido esta missão ao longo de mais de 30 anos com o desenvolvimento de bairros planejados como as Villas da Barra e o Pontal Oceânico, além de contribuir para a expansão de Barra Bonita. Agora, com o Cidade Arte Barra, estamos apresentando a nossa obra-prima”, explica Ricardo Ranauro, CEO e fundador da Calper.

Segundo Ranauro, a inspiração estará por todo o Cidade Arte. Um exemplo será uma imponente placa, toda em granito, com os nomes dos responsáveis pela realização do Cidade Arte esculpidos nela. “Uma homenagem mais do que justa a todos que participaram do projeto”, ressalta o executivo. O empreendimento contará ainda com o Pavilhão Central das Artes, ambiente que reunirá peças como quadros e esculturas, além das obras que ficarão expostas ao ar livre para serem admiradas por todos os moradores e seus convidados.

Advertisement

”Acreditamos que empreendimentos, espaços públicos, bairros e até cidades podem ser repensadas a partir da relação da sociedade com uma vivência estética inclusiva e democrática. Estamos abraçando essa jornada de construção de um projeto como o Cidade Arte para criar algo relevante e inspirador”, conta Cecília Tanure, sócia da Viva Projects, empresa contratada pela Calper para desenvolver este projeto exclusivo de arte e cultura.

O Arte Jardim vai oferecer 542 unidades entre townhouses (com entradas independentes, inspiradas em projetos encontrados na Europa), upgarden, coberturas dúplex e apartamentos, além de seis lojas. Os imóveis têm valores a partir de R$ 389 mil pelo modelo de Gestão Compartilhada, uma evolução da obra por administração (a preço de custo, sem juros e sem comprovação de renda), diferencial exclusivo da Calper. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2027 e a expectativa da empresa com esta etapa é alcançar um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 300 milhões.

Lazer e contato com a natureza

O Cidade Arte Barra será construído em um lugar muito arborizado e a vegetação, típica da Mata Atlântica, estará integrada às ruas em mosaico de blocos intertravados que tornam todo o seu traçado inusitado. Essas vias serão niveladas com as calçadas, criando uniformidade e acessibilidade. Já as ciclovias e as pistas de corrida complementarão o cenário em que a natureza e arquitetura vão conviver em harmonia. Neste sentido, o empreendimento terá um lazer que agradará a todas as idades. Para se ter ideia, serão três quadras de tênis de saibro e duas de areia, além de dois campos de futebol recreativos e quatro quadras poliesportivas.

”Queremos que as famílias tenham mais contato com o verde e com atividades que façam bem à saúde, em especial as crianças, que hoje passam a maior parte do dia expostas às telas de celulares”, observa Ranauro. Entre as opções estão: play kids, espaços para eventos e para piquenique, praça, fitness externo, ciclovia, pet place e pistas de skate, de patins e de corrida.

”Vale lembrar que, além do lazer do bairro planejado, cada condomínio também terá os seus itens de diversão”, frisa o CEO da Calper.

No caso do Arte Jardim Residencial, serão mais de 10 mil metros quadrados de pura diversão e conveniência, incluindo um parque aquático com piscinas infantil com toboágua e adulto com raia semiolímpica de natação, deck molhado e biribol, além de brinquedoteca, churrasqueiras, academia, sauna, espaço massagem, spa com repouso, plays kids e teen, quadras de areia e poliesportiva, lounge externo e bar da piscina, entre outras atrações.

Segurança 5.0

Combinando inovações tecnológicas, infraestrutura robusta e a expertise de profissionais altamente treinados, o Cidade Arte Barra terá projeto de segurança 5.0 com itens como câmeras equipadas com inteligência artificial para reconhecimento de placas e detecção proativa de atividades suspeitas em convênio com autoridades públicas; guarita com vidro balístico e vigilância ininterrupta; acesso às áreas comuns do condomínio por reconhecimento facial; equipe de segurança especializada 24 horas; antecâmara de segurança para pedestres; e portas eletromagnéticas nas entradas das torres.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Barra da Tijuca terá 'bairro planejado' com arquitetura, arte, lazer, segurança e muito verde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui