Bateria da Viradouro é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Câmara Municipal de Niterói deu um importante passo para preservar a riqueza cultural da cidade ao declarar a Bateria Furacão Vermelho e Branco da G.R.E.S Unidos do Viradouro como patrimônio cultural imaterial. A medida, sancionada pelo prefeito Axel Grael, visa proteger e valorizar uma das tradições mais marcantes do samba do município.

O Projeto de Lei N°. 006/2024, de autoria de Anderson José Rodrigues – Pipico, foi aprovado por unanimidade e enaltece a importância da bateria para a identidade cultural de Niterói. A partir de agora, a Bateria Furacão Vermelho e Branco integra oficialmente o patrimônio histórico, artístico e cultural do município.

Sob o comando do renomado Mestre Ciça, a bateria se destaca por suas características únicas e marcantes. Com um ritmo vibrante e uma afinação de surdos mais pesada, a Furacão Vermelho e Branco mantém a tradição musical do bairro do Barreto, em Niterói.

Uma das identidades específicas da bateria é a mescla dos toques de dois por um (2×1) e três por um (3×1) na ala de tamborins, que contribuem para o toque valente e com pressão das caixas de guerra.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bateria da Viradouro é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui