Beco do Rato pode se tornar patrimônio imaterial do Rio

O Beco do Rato é considerado, atualmente, como um dos mais tradicionais e importantes redutos do samba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Site Beco do Rato

Foi aprovado em 1ª discussão o PL 1501/2022, que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro o Samba do Beco do Rato, espaço de valorização da cultura brasileira, em especial, do samba, inaugurado em 2005. Inicialmente aberta como um depósito de bebidas, a casa ajudou a revitalizar a região próxima à famosa Escadaria Selarón e segue contribuindo para a cena cultural da cidade. Hoje, o Beco do Rato é considerado um dos mais tradicionais e importantes redutos do samba.

O Beco foi aberto em um espaço, até então, desprezado da Lapa e que, em outros tempos, naquele pedaço de rua entre a Joaquim Silva e Moraes e Vale, moraram Chiquinha Gonzaga e Madame Satã. Figuras históricas como Manuel Bandeira, Noel Rosa, Sinhô e Portinari frequentemente também andavam por ali”, afirma a autora da proposta, a vereadora Monica Benicio (PSOL). 

O espaço já foi palco para grandes artistas do samba de Luiz Melodia, Toninho Geraes, Wilson Moreira, Moacyr Luz, Tia Surica, Beth Carvalho, Ubirani (do Fundo de Quintal), Wanderley Monteiro, Iracema Monteiro, Zé Luiz do Império, Paulão Sete Cordas, Walter Alfaiate, entre muitos outros.

Ao mesmo tempo, o local abriu espaço para a nova geração do samba e ajudou a revelar diversos novos artistas. Em suas paredes, a casa possui painéis e pinturas que fazem alusão à cultura popular brasileira e contam parte da nossa história da cidade.

Advertisement

A matéria voltará à pauta em 2ª votação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Beco do Rato pode se tornar patrimônio imaterial do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Beco do Rato pode se tornar patrimônio imaterial do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui